11.8.09

Código da confusão


O Código da Vinci: diálogos e ruídos entre teologia e literatura

Tese de Mestrado em Literatura defendida por Elaine Cristina Reis na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

A presente pesquisa tem como objeto de análise o livro O Código Da Vinci, de Dan Brown, e objetiva demonstrar que os livros surgidos na esteira de seu sucesso confundem o que é literatura e o que é teologia na referida obra. A pesquisa divide-se em três movimentos, denominados e delimitados sugestivamente por códigos que norteiam o presente trabalho: 1) Bíblia e Literatura; 2) O Código da Crítica; 3) O Código do leitor. No primeiro realizam-se aproximações dentro dos estudos comparados entre Bíblia e Literatura, principalmente a partir da Teopoética, e aborda-se a literatura de entretenimento discutindo o que é literatura culta e o que é "subliteratura". No segundo, analisa-se a crítica literária a partir de discussão sobre o casamento de Jesus com Madalena, em seguida avalia-se as subversões geradas na recepção de O Código Da Vinci e busca-se possíveis explicações ao conflito: o que é literatura e o que é teologia na abordagem de livros desse gênero. Por fim, o terceiro movimento corresponde à Estética da Recepção. Apresenta-se como jornais, revistas e sites receberam a narrativa em questão e, posteriormente, analisa-se as atividades desencadeadas por leitores de O Código Da Vinci a partir de comentários que estes fazem em jornais, revistas e site Orkut.

Clique aqui para o texto completo [pdf - 146 p.]
Imagem: Internet

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