“As verdadeiras conquistas, as únicas de que nunca nos arrependemos, são aquelas que fazemos contra a ignorância.”
Napoleão Bonaparte
Napoleão Bonaparte
Ainda outro dia, numa das aulas do MMMBA, da Madia Marketing School, e na medida em que jamais citei seu nome, um dos alunos me perguntou qual era minha opinião sobre Philip Kotler. Disse a ele que considerava Kotler um bom escritor de livros sobre marketing. Com razoável sensibilidade para consultar, para compilar, e dispor de forma ordenada todas as ideias e contribuições de diferentes fontes. Como inovação, como provocador, como sinalizador, zero.
Para as pessoas que dominam e vivem o marketing de forma intensa e plena os livros de Kotler produzem tédio. Diante da minha resposta, uma segunda pergunta, “e onde buscar hoje os melhores ensinamentos sobre o marketing?”. De pronto, respondi, hoje, amanhã e sempre em todos os livros do maior dos mestres, Peter Drucker. E, também, através de pesquisas, nas centenas de blogs que tratam do tema na blogosfera.
Neles podemos encontrar pequenas preciosidades como os comentários de Laura Lake sobre o tema “Por que as pessoas não compram o meu produto?”.
Segundo Laura, cinco são as razões para que as pessoas não comprem os produtos e serviços de empresas e prestadores:
1 – Porque são ignorantes; ignoram a sua existência. Tão simples como. Segundo Laura, como é que você quer que as pessoas comprem o que não sabem que existe?
2 – Se conhecem, não perceberam os valores agregados. Não é suficiente caber no bolso do dinheiro e no bolso do tempo das pessoas. Produtos e serviços despertam atenção e vontade de compra quando tangibilizam e comunicam com clareza e precisão todos os serviços que são capazes de prestar. Leia +.
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