Em frente à prateleira da Unilever, um senhor consultava a lista de compras que trazia na mão e olhava perdido para Maizena, Omo, Creme Dental Close-up e Caldo Knorr... todos no mesmo lugar. Na área da Procter & Gamble, uma consumidora cogitou ser verdadeiro o antigo boato de a empresa ser “satânica”. “Só um capeta pra misturar na mesma prateleira fraldas Pampers, ração para gatos IAMS, espuma de barbear Gillette e baterias Duracell”, fuzilou.
O relato acima é fictício, porém algo parecido ocorre todos os dias em centenas de livrarias brasileiras. Você entra em busca de um dicionário bíblico e descobre que os livros estão dispostos por editoras. Tarefa bem complicada se a loja comercializar produtos das dezenas de editoras existentes.
“É mais fácil para a gente saber quando determinado livro está faltando”, argumentou o gerente de uma loja. Lembrei que a informatização da livraria resolveria esse problema, proporcionando total eficiência no controle do estoque. “É verdade, mas aí os fiscais poderiam descobrir que a gente não paga vários impostos”, replicou. Desisti da argumentação após a sinceridade da confidência.
Em seu clássico Administração de Marketing, Philip Kotler distingue as empresas conforme sua estratégia de negócios:
- Empresa orientada para vendas: busca agressividade em atingir o cliente.
- Empresa orientada para o marketing: busca criar valor na comunicação com o cliente.
- Empresa voltada para o cliente: busca criar um relacionamento pela empatia.
Se ainda não se convenceu com meus argumentos, uma tentativa derradeira. Desafio você a me apresentar uma grande rede de livrarias cujos títulos sejam dispostos por editora. Se deseja apresentar um trabalho diferenciado, que o seja pela qualidade com que serve os consumidores e pela expressividade dos resultados.
Parafraseando a composição de Paulinho da Viola cujo título tomei emprestado para este texto, “dinheiro na mão de quem ignora o marketing é vendaval... Quanta gente aí se engana e cai da cama com toda a ilusão que sonhou”. Quem tem ouvidos, ouça.
texto meu que será publicado na próxima edição do Catálogo MW.
Um comentário:
Vc é o meu sonho de consumo...
Postar um comentário