8.8.09

Porque hoje é sábado

Bud, 84 anos, no campo de golfe.
Foto do Mario F.

"O brincar, porém, algum caráter de bem possui, na medida em que é útil para a vida humana. Pois, assim como o homem necessita, de vez em quando, interromper o trabalho e descansar da atividade física, assim também, de vez em quando, necessita subtrair-se à tensão de ânimo exigida pelas atividades sérias, para repouso da alma: e isso é o que se faz pelo brincar.

E por isto Aristóteles diz que, ao proporcionar ao homem um certo repouso das preocupações - que nesta vida e no relacionamento humano não faltam -, o brincar tem caráter de bem, de bem útil. Daí que no brincar possa dar-se um harmonioso diálogo e comunicação entre os homens: de tal modo que no brincar o homem diga e ouça adequadamente o que lhe é de proveito.

Em terceiro lugar, Aristóteles mostra o que é o termo médio da virtude no brincar. E diz que aqueles que se portam convenientemente no brincar são chamados eutrapeli, que significa "os que bem convertem", porque convertem em riso, de modo conveniente e versátil, as coisas que se dizem ou fazem. "

Tratado Sobre o Brincar (Comentário à Ética a Nicômaco, Livro IV, 16), São Tomás de Aquino

Deus é alegria. Uma criança é alegria. Deus e uma criança têm isso em comum: ambos sabem que o universo é uma caixa de brinquedos. Deus vê o mundo com os olhos de uma criança.Está sempre à procura de companheiros para brincar.

Rubem Alves

2 comentários:

Suênio Alves disse...

adorei esta reflexão! parece brincadeira as palavras nas mãos de alguns... elas dançam e se lambuzam com a Graça...

bjos

Alzira Sterque disse...

Quando sou convidada a pregar, e mesmo nas ruas,quando converso com alguém, gosto de passar esta ideia de Deus: o Deus da alegria. Quem vai ter vontade de seguir a Deus, se aqueles que se dizem "representantes dEle" estão sempre carrancudos, tristes e julgadores?
Deus é alegria. E a alegria nasceu da liberdade...liberdade que só temos nUm: JESUS CRISTO! Um beijo para todos!

Blog Widget by LinkWithin