27.9.09

A ignorância é a mãe da tolice

A diferença entre conjectura e discernimento é a diferença entre a especulação e a sabedoria.

O sábio ou aquele que discerne se envereda por caminhos simples, desembaraçosos e dado a dignidade inquestionável por qualquer coração honesto.

Não existe dogma, regra ou cifras para sabedoria ou dicernimento e não se limita dentro de uma tradição cultural e religiosa.

Para ser sábio, precisa-se apenas uma mente acurada linkada com um coração reto.

A especulação e conjectura não são os sinônimos de sabedoria e nem sequer uma mera virtude de quem é sábio.

Conjectura é arte do esforço braçal para dar consistência ao achismo e que não tem nada a ver com aquilo que explode na mente e no coração de modo revelador.

Conjectura é a especulação da fé gerando crendice. É dar eco a uma voz sem firmeza a fim de ouvir um coro que não existe.

Conhecimento é tudo aquilo que absorvemos da vida e sabedoria é tudo aquilo que transpiramos com domínio do conhecimento, da sã consciência, dum reto entendimento.

Especulação é o domínio do conhecimento muitas vezes de modo leviano para conceber um frankenstein, híbrido de verdade e mentira.

Alguém já disse: ‘Aquilo a que a lagarta chama fim do mundo, o homem chama borboleta.’

A perspectiva que decidimos enxergar as coisas não mudará nada caso não decidamos vê-las com honestidade e sem deixar de lado o amor pela verdade sem hibridez e sem ofuscamento daquilo que deveria chegar até nós de modo despido, simples e natural.

A ignorância é a mãe da tolice.

Moisés Lourenço Gomes, no blog Mera palavra.

Um comentário:

Chicco Salerno disse...

E o pior de tudo é que a ignorância é sempre atrevida, muito atrevida...

Blog Widget by LinkWithin