21.9.09

Redes de blogs atraem cada vez mais verbas publicitárias

Lisa Sugar começou um blog de fofocas sobre celebridades em suas horas vagas, quatro anos atrás. Agora, ela e o marido, Brian, controlam um pequeno império de mídia cujo nome, sensatamente, é Sugar Inc., com 12 blogs, 11 milhões de leitores mensais e anunciantes como Chanel e Sony.

O sonho de deixar o emprego e ganhar a vida com um blog não se realizou para a maioria dos blogueiros. Mas alguns dos mais empreendedores, como os Sugar, conseguiram sucesso com redes de blogs.

Essas redes relacionam blogs sobre diversos tópicos operados sob alguma forma de controle central. Ainda que não recebam tanto quanto as revistas pela publicidade que exibem, eles vêm atraindo cada vez mais verbas publicitárias, enquanto a mídia impressa só as perde.

A receita publicitária da Sugar cresceu em 20% no primeiro semestre do ano, e a empresa deve dobrar sua receita e apresentar lucros este ano, diz Brian Sugar, presidente-executivo do grupo. A Gawker Media, uma das primeiras e maiores redes de blogs, reporta 45% de alta em sua receita publicitária no primeiro semestre deste ano.

Ambas as redes são empresas de capital fechado, e nenhuma revela dados mais específicos, mas algumas estimativas apontam faturamento publicitário de alguns milhões de dólares anuais para as redes de blogs de maior sucesso.

Enquanto isso, a receita publicitária das revistas caiu em 21% no primeiro semestre, e o número de páginas vendidas caiu em 28%, de acordo com o Publishers Information Bureau.

As redes de blogs que sobreviveram ao colapso do setor publicitário e à explosão de concorrentes no setor de conteúdo online atribuem o sucesso à cobertura obsessiva de tópicos bem definidos, bem como a modelos de negócios que se estendem para além da publicidade. Leia +.

fonte: The New York Times [via Adnews]

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin