13.10.09

Rio 2016 (8)

OLIM-PIADAS

Todo mundo feliz que o Rio vai sediar as Olimpiadas 2016. E os governantes do Rio mais ainda. São eles que vão superfaturar as obras olímpicas, passar a mão na nossa grana e investi-la no tráfico de drogas. E o povo comemora!

Nos Jogos Pan-Americanos 2007 o Rio não cumpriu quase nenhuma das promessas/exigências. Mas vamos nos alegrar! É dada uma nova oportunidade para não cumpri-las de novo!

Minha amiga Denise Dambros jura de pé junto que os responsáveis pelos fogos de abertura dos Jogos Olímpicos 2016 serão os traficantes do morro.

Ela disse também que a Olímpiada pode ser confusa. Os corredores nunca saberão ao certo se aquilo que acabaram de ouvir foi mesmo o tiro de largada.

Eu já posso até dar meus palpites de quem leva o maior número de ouro pra casa: Os trombadinhas. E os governantes e as empreeiteiras de seus compadres, claro. Já tinha falado disso no começo do texto.

Quando o atleta chegar no podium vai ter um flanelinha guardando seu lugar.

Aposto que os atletas estarão liberados do exame anti-doping, afinal, como proibir que desfrutem da maior fonte de renda da cidade?

As Olimpíadas do Rio será a prova definitiva que o Michael Phelps realmente é o melhor do mundo. Se ele conseguir bater algum recorde nadando com o colete a prova de balas, então ele é o cara.

Isso tudo é piada de mal gosto. Me perdoem. O Rio em 2016 será tranquilo e perfeito. A polícia vai fazer um acordo com os traficantes que será mais ou menos assim: “Deixem a época olímpica em paz e nós deixaremos vocês dominarem o Rio em paz durante um longo período depois”. E o povo comemora. O importante é o final feliz da novela de mentirinha, não importa que serão reféns depois que a cortina do espetáculo fechar.

Meus pais pareciam chatos e duros quando eu era criança. Mas quando eu cresci vi que eles tinham razão. Eles só deixavam eu comer a sobremesa se antes comesse todo o arroz com feijão. Isso me garantiu um crescimento saudável. Eu estaria muito feliz com as Olimpiadas no Brasil se antes disso esse mesmo Brasil tivesse uma justa distribuição de renda, ensino e saúde de qualidade e se a cidade sede dos Jogos Olimpícos não fosse também a cidade sede de tanta familia desfeita por drogas, morte violenta e fonte de hipocrisia e corrupção aliada ao tráfico de drogas. Como eu seria hoje se comesse a sobremesa sem comer antes os legumes? Banguelo, anêmico, obeso, com deficit de vitaminas e achando que posso fazer qualquer coisa quando na verdade não passo de um tremendo idiota. O Brasil devia comer mais arroz e feijão antes de provar a sobremesa.

Quando Lula disse que "não é porque o Brasil tem problemas que não pode sediar uma Olimpiadas" ele enraizou ainda mais no consciente do zé povinho o que move (ou deixa de mover) o brasileiro: A idéia que merecemos as coisas por esmola. “Não somos melhores que Chicago, Madrid e muito menos que Tóquio. Definitivamente não merecemos mais que eles... mas poxa... dá as Olimpiadas de esmolinha ai pelo amor de Deus... somos pobrezinhos... vai...”

Lula chorou quando o Rio ganhou as Olimpiadas. Ele deveria chorar quando visita um hospital público ou anda num onibus nesse mesmo Rio. E não estou dizendo do Rio Zona Sul, cartão postal, lindo, onde quem tem uma certa grana vive feliz e confortável. Estou dizendo dos outros 70% do Rio, esquecidos pelo País porque não são interessantes pra ser cenário de novela (apenas pra ser cenário de filme de chacina policial). O caminho que o turista faz do aeroporto pro hotel não passa por esse Rio que não foi retratado naquele vídeo da campanha. Fernando Meirelles desviou a camera desse Rio, assim ninguém se incomoda. No Rio das Olímpiadas o carioca desse outro Rio que estou falando é tão turista como outra pessoa qualquer.

Mas vamos comemorar! Finalmente o Brasil terá a enorme honra de ter o mundo inteiro olhando só pra ele em 2016 enquanto assiste Estados Unidos, China, Cuba, Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Suécia... nos derrotando em nosso próprio solo.

Brasileiro se acha tão feliz e malandro mas no podium dos otários é sempre o recordista.

O progresso acontece quando você perde mais tempo se incomodando com as coisas ruins do que se acomodando com as coisas boas.

Danilo Gentili

7 comentários:

Anônimo disse...

O pior é quem escreve não mora aqui só vê os noticiários o cheiro do Canal do Cunha na Linha Vermelha aonde todos os atletas olimpicos e da copa do Mundo chegaram a minha cidade é pior ainda aqui Todos sabem que omos nós que pagaremos as contas por mais essa loucura já que verei as Olimpíadas e a copa pela tv mesmo

Unknown disse...

O texto é muito bom e com-pactuo ideologicamento.
Porém tenho esperança que as olimpíadas tragam benefícios para os brasileiros, pois não temos opções o poder estar na mão dos corruptos e são eles quem dita as regras e o caminho.

Delaware disse...

Tudo bem que seremos derrotados em "casa", mas o fato é que temos que descentralizar o foco de as sedes serem sempre em países de 1º mundo. Vejam a África do Sul, por exemplo, você acha que ela tem condições de sediar uma copa do mundo? Talvez. Não se lembram da Copa das Confederações? Não deixaram nada a desejar, fizeram a comemoração de abertura e o fechamento como puderam e sem comentar a alegria dos torcedores quando acontecia um gol, não importando quem o fizesse. É nesse sentido que sediaremos a Copa do Mundo e as Olimpíadas.
Segundo o Danilo, nenhuma cidade do Brasil está apta a sediar uma copa do mundo, tampouco uma olimpíada.

Ocasional Tutorial disse...

Danilo você é mané.

Anônimo disse...

Os nossos problemas sociais tem uma razão muito clara: o nosso modelo econômico essencialmente neoliberal. Precisamos ter consciência disso. Por mais que o governo Lula tenha dado uma atenção especial às políticas sociais, prefiriu adotar uma linha mais reformista, por acreditar que é essa a melhor maneira de promover algum tipo de mudança. Qualquer revolução que proponha mudanças bruscas no nosso país não combinam com a própria cultura ("autoritária, conservadora, reacionária e hierarquizada" como diz Marilena Chauí) impregnada na sociedade brasileira. Por isso que eu acho que, sem derramento de sangue, a linha reformista do governo Lula é o melhor que temos, dada às condições oferecidas pela nossa sociedade. Porém é um modelo econômico neoliberal, excludente e truculento!!Tanto faz uma Copa, uma Olimpíada ou o que for, esses problemas vão permanecer se não houver mobilização e conscientização do povo!!Chega a ser ingenuidade e reducionista achar que um país rico com o Brasil (ou o Rio ou São Paulo etc) não pode realizar uma Olimpíada e uma Copa (Ou até 10 Olimpíadas!!) e ao mesmo tempo olhar com mais atenção, com mais cuidado para os mais pobres, excluídos e dessassistidos. Não concordo e não endosso esse discurso que, à primeira vista, parece que torce pra tudo dar errado. Temos condições de fazer tudo isso e ao mesmo tempo de lutar por nossas conquistas sociais....ser rico o suficiente pra acomodar um evento dessa natureza, mesmo faltando pão na mesa de muitos brasileiros, foi uma escolha do nosso país, quando renunciou uma mudança mais radical e abraçou o reformismo. Mas tenho certeza que nem o Danilo, nem eu, nem ninguém aqui acredita que uma mudança radical dessa natureza seja viável.

Ass: Thiago

Anônimo disse...

Delaware - acredita em fadinha
Samuel - mané (sonhador mor)
Danilo - Não disse a metade do que os corruptos tem em mente,e como devem ter ficado felizes com a decisão do comitê Olímpico

Helen Araujo disse...

Tbm não acredito nessas melhorias e benefícios prometidos. Assim que a olimpiada passar, volta tudo ao "normal" aki no Rio e no Brasil. A insegurança, o caos na saúde pública, o desemprego, e tantos outros problemas continuarão sem nenhuma melhoria. Só quem vai melhorar são os políticos que vão engordar a conta bancária mais um pouquinho.

Blog Widget by LinkWithin