“Quando políticos recorrem à Justiça para censurar o livre fluxo de informação na sociedade, jornais e blogueiros, imprensa tradicional ou a nova imprensa, têm a mesma causa: é a da liberdade. Um povo só é realmente livre quando pode saber do que seus representantes eleitos são acusados e com base em quê”
(Pedro Dória, jornalista)

A era da censura aos blogs foi inaugurada em agosto de 2006 quando o senador José Sarney (PMDB), candidato à reeleição, processou no Amapá blogueiros que não rezavam na sua cartilha. Foram mais de cem processos contra blogueiros e jornalistas amapaenses. Cada um mais estapafúrdio que o outro. Blogueiros foram processados por causa de opiniões de internautas nas caixinhas de comentários, por causa de letras de música, por causa de reprodução de matérias que saíram na chamada grande imprensa, por causa de charges… enfim por tudo que desagradava Sarney.

Na época eu disse que um precedente perigosíssimo estava sendo aberto. E não deu outra. De lá pra cá, do Amapá ao Rio Grande do Sul, há uma enxurrada de processos contra blogueiros.

Saudosos do regime ditatorial, políticos metidos ou suspeitos de estarem metidos em maracutuais, querem calar os blogueiros a qualquer custo.

Na minha opinião, político que preza a democracia ao se sentir ofendido por uma nota ou um comentário ou por achar que uma inverdade foi publicada, poderia mandar um e-mail para o blogueiro com a sua versão sobre o fato ou usar a caixinha de comentários e debater com o internauta (que é também eleitor) o assunto. Afinal, o debate faz parte da democracia e nada mais democrático que um debate nas caixinhas de comentários dos blogs.

Os ditadores – e também os patifes - fogem do debate, tem medo de debater com o internauta/eleitor esclarecido. Daí preferirem a mordaça. Mas isso um dia acaba. E o mandato deles também.

Já perdi a conta de quantos blogs foram censurados de 2006 para cá. Só nos últimos dias, quatro blogs estão sob censura: O Prosa e Política (Mato Grosso), Tijoladas do Mosquito (Santa Catarina), Página do E e Santa Luzia Online (Pará).

Sobre blogs censurados selecionei estes links:

No Observatório da Imprensa
Blogueiros são alvos de processos judiciais

No sítio Jornalismo e Informações Jurídicas
Blogs censurados

fonte: Alcinéa Cavalcante