4.11.09

Deus não existe fora da cabeça das pessoas (2)



O polêmico escritor e dramaturgo português, José Saramago, afirmou em Penafiel que “a Bíblia é um manual de maus costumes, um catálogo de crueldade e do pior da natureza humana”. Para José Saramago, “Deus só existe na nossa cabeça”.

“Sobre o livro sagrado, eu costumo dizer: lê a Bíblia e perde a fé!”, disse o escritor, numa entrevista concedida à Agência Lusa, a propósito do lançamento mundial do seu novo livro, intitulado “Caim”, que ocorreu na cidade portuguesa.

“A Bíblia passou mil anos, dezenas de gerações, a ser escrita, mas sempre sob a dominante de um Deus cruel, invejoso e insuportável. É uma loucura!”, afirma o Nobel da Literatura de 1998, para quem não existe nada de divino na Bíblia, nem no Corão.

“O Corão, que foi escrito só em 30 anos, é a mesma coisa. Imaginar que o Corão e a Bíblia são de inspiração divina? Francamente! Como? Que canal de comunicação tinham Maomé ou os redatores da Bíblia com Deus, que lhes dizia ao ouvido o que deviam escrever? É absurdo. Nós somos manipulados e enganados desde que nascemos!” afirmou.

Saramago frisou que “as guerras de religião estão na História, sabemos a tragédia que foram”.

Considerou que as Cruzadas são um crime do Cristianismo, morreram milhares e milhares de pessoas, culpados e inocentes, ao abrigo da palavra de ordem ‘Deus o quer’, assim como acontece hoje com a Jihad (Guerra Santa).

Saramago lamenta que todo esse “horror” tenha feito em nome de “um Deus que não existe, nunca ninguém o viu”.

“O teólogo Hans Kung disse sobre isto uma frase que considero definitiva, que as religiões nunca serviram para aproximar os seres humanos uns dos outros. Só isto basta para acabar com isso de Deus”, afirmou.

Salientou ainda que “no Catolicismo os pecados são castigados com o Inferno eterno. Isto é completamente idiota!”.

“Nós, os humanos somos muito mais misericordiosos. Quando alguém comete um delito vai cinco, dez ou 15 anos para a prisão e depois é reintegrado na sociedade, se quer”, disse.

“Mas há coisas muito mais idiotas, por exemplo: antes, na criação do Universo, Deus não fez nada. Depois, decidiu criar o Universo, não se sabe porquê, nem para quê. Fê-lo em seis dias, apenas seis dias. Descansou ao sétimo. Até hoje! Nunca mais fez nada! Isto tem algum sentido?”, perguntou.

Para José Saramago, “Deus só existe na nossa cabeça, é o único lugar em que nós podemos confrontar-nos com a ideia de Deus. É isso que tenho feito, na parte que me toca”.

fonte: Agência Lusa via Eliel Gaby [via Genizah virtual]

Acho interessante a retórica altruísta de que as religiões só fizeram estragos e que não fazem bem algum para as pessoas, e que viveríamos com mais amor sem elas e sem Deus etc. Ótimo, nada contra. O problema é quando um discurso como esse vem de alguém arrogante e pouco agradável às próprias pessoas que inclui no seu argumento, pelo menos em demonstrações públicas de (des)afeto. Assim sendo, só posso pensar que o caríssimo Nobel tem alguma mágoa pessoal com o deus que conheceu.

9 comentários:

Chicco Salerno disse...

Ou que 'não conheceu' ainda...

Anônimo disse...

Saramago: "Deus não existe fora da cabeça das pessoas" - Donde se conclui que quem não crê na Sua existência não tem cabeça.

J.Camargo disse...

"Saramargo" é pronto a apontar "que as Cruzadas são um crime do Cristianismo, morreram milhares e milhares de pessoas, culpados e inocentes..."; porém, quanto aos milhões de mortos pelo Comunismo, ideologia que lhe é simpática, nenhuma palavra. Como alguém já disse certa vez: "os canalhas também envelhecem".

Anônimo disse...

o dia que ele tiver um encontre verdadeiro com o Criador
ele terá que se prostrar de joelhos

Isaías 45.23
23 Por mim mesmo tenho jurado, já saiu da minha boca a palavra de justiça, e não tornará atrás; que diante de mim se dobrará todo o joelho, e por mim jurará toda a língua.

Rodrigo disse...

Blá, blá, blá...

Danilo disse...

Belíssimo cometário Thiago! Bravo!

Robertson Frizero disse...

Alguém avisa ao Saramago duas coisas:

1. A Bíblia não é um manual; nenhum cristão e judeu centrado encara-a como tal;

2. Ele não precisa fazer polêmica para vender livros. Basta escrevê-los, e bem.

Glaucia.Rezende disse...

Saramago...ou Será amargo?

Que homem mal amado!

Felipe Medeiros disse...

Não dá pra tentar entender a fé dos outros. Cada uma com sua faixa de evolução e entendimento. Confrontar a fé e a religião só nos faz suportar a existência dos outros.

Blog Widget by LinkWithin