8.11.09

Encruzilhada pentecostal

Extra corpus nulla salus : a encruzilhada entre corpo, secularização e cura no neopentecostalismo brasileiro

Tese de Doutorado em Ciências Humanas defendida por Santiago Pich na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

O neopentecostalismo é o movimento religioso brasileiro de maior expressão na alta modernidade. As análises sociológicas realizadas sobre ele a partir da segunda metade da década de 1990 se pautam, via de regra, muito mais pelo julgamento a partir de princípios teológicos, que por uma sincera tentativa de compreender essa manifestação religiosa como uma genuína expressão da modernidade. Compreende-se o neopentecostalismo como um movimento religioso que, paralelamente, afirma a modernidade e se afirma na modernidade. Valendo-se do conceito de secularização como operador de passagem de forças transcendentes para o plano imanente, concebemos a modernidade como um período histórico que sacraliza a imanência. Nesse contexto, identificou-se a política, a economia e biomedicina como terrenos privilegiados em que esse processo se materializa. A modernidade é, assim entendida, um período em que o religioso permanece presente na esfera pública sob outras roupagens, e que se orienta por um telos de cura imanente do ser humano e do mundo. A partir desses pressupostos, sustentou-se a hipótese de que o neopentecostalismo re-institucionaliza na esfera religiosa os registros da economia e da cura dos indivíduos, e localiza a salvação na tensão entre a imanência e a transcendência, dando primazia à imanência. As idéias que fundamentam esse processo se encontram nos dois principais registros teológicos neopentecostais: a teologia da guerra espiritual e a teologia da prosperidade. O corpo é o espaço atravessado pelos diferentes vetores teológicos do neopentecostalismo, e nele se realiza a salvação imanente. Dessa maneira situou-se o objeto de estudo: a multivocalidade do corpo no registro da cura como salvação imanente no neopentecostalismo brasileiro, com o qual nos confrontou-se em perspectiva interdisciplinar. Como fontes empíricas para a pesquisa nos valeu-se tanto de procedimentos etnográficos realizados na Catedral da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) da cidade de Florianópolis - SC, quanto da produção bibliográfica do líder da IURD, Edir Macedo, e da auto-biografia de um ex-pastor da IURD.

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Imagem: Internet

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