A expulsão da estudante de turismo Geisy Arruda, 20 anos, após ela ter sido acusada de usar roupas inapropriadas nas salas de aula causou um certo efeito de "caça às bruxas" e gerou um "xeque-mate" na marca da Universidade Bandeirantes (Uniban). É o que pensam especialistas em cuidar da marca de empresas consultados pelo Terra.
A estudante teve que sair escoltada pela polícia após ser xingada dentro da universidade por causa do vestido que usava no dia 22 de outubro. As imagens da confusão foram gravadas por universitários e postadas no site YouTube no mesmo dia. Neste domingo, em comunicado pago publicado em jornais de São Paulo, a Uniban informou ter decidido expulsar Geisy "em razão do flagrante desrespeito aos princípios éticos da dignidade acadêmica e à moralidade".
"A manifestação formal da empresa foi equivocada. O tom preconceituoso da nota fez todo mundo criticar a universidade. Teve OAB, a UNE... Eles viraram a Geni", disse José Roberto Martins, sócio-fundador da Global Brands, que cuida das marcas do Banco do Brasil e do Banco Santander. "Foi um xeque-mate", completa.
"A Uniban tratou um problema de 3 graus na escala Richter, que não mata ninguém, de tal forma que o elevou para 7 (magnitude de terremoto considerada de grande proporção) sem muito esforço", afirma. "Tornaram a situação quase unânime de critica, até mesmo fora do País", cita Martins, lembrando da repercussão do caso em jornais como o americano The New York Times e as publicações do Reino Unido Telegraph e Guardian. Esse equívoco, ainda segundo ele, é reflexo de uma de "arrogância institucional". "Às vezes a empresa pensa que tem controle do mercado e acham que isso acaba blindando a marca. Com a internet, isso não existe mais", explica.
Já para Jaime Troiano, consultor e sócio-proprietário do Grupo Troiano de Branding, a expulsão foi a gota d'água. "As propagandas da Uniban falam em responsabilidade social, em ser acessível, em inclusão. (Com a expulsão) ela negou isso. Cometeu dois pecados que não pode cometer: perdeu a identidade e negou aquilo que ela falava", disse. Leia +.
fonte: Terra
a expulsão foi revogada no final da tarde. já os efeitos das trapalhadas...
2 comentários:
Well, well, well.. se o Al Ries pode auxiliar a antiga e tradicionalíssima Massey Fergunson aqui no Brasil virar Maxxion, quem sabe alguma alma boa, por um bom dinheiro, consiga conduzir uma mudança de marca também na UNIBAN.
Proponho que passe a ser UNIZORRA TOTAL.
Não sei se algum aluno será expulso da UNIBAN, mas certamente o Relações Públicas está, neste momento, imprimindo novas cópias do seu currículo para distribuir por aí...
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