22.11.09

Igreja Acessível

Simplesmente igreja: um olhar sobre inclusão de pessoas com deficiência em busca de contribuições para uma práxis comunitária inclusiva

Dissertação de Mestrado em Teologia defendida por Sandra Kamien Tehzy na Escola Superior de Teologia

Um olhar sobre inclusão de pessoas com deficiência na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), a partir do diálogo entre duas áreas de conhecimento, a religião e educação. Problematiza a relação igreja e inclusão a partir dos questionamentos provenientes dos debates no campo educativo em diálogo com as "falas" comunitárias coletadas através de entrevistas com lideranças de comunidade e integrantes de coordenações de trabalho com pessoas com deficiência em âmbito sinodal e nacional. O primeiro capítulo aborda brevemente a história da IECLB, desde sua formação até a atualidade, destacando os caminhos da reflexão e dos trabalhos sobre inclusão de pessoas com deficiência na igreja. O segundo capítulo apresenta uma retrospectiva histórica e bíblica buscando olhar como as pessoas com deficiência foram vistas e compreendidas na trajetória das "cavernas à manjedoura". O terceiro capítulo busca por contribuições para uma práxis comunitária inclusiva, através do diálogo, tendo como pano de fundo a metáfora paulina da igreja como "corpo", entre os questionamentos e reflexões sobre inclusão no campo educativo e o cotidiano da vida comunitária expresso nas falas das pessoas entrevistadas.

Clique aqui para o texto completo [pdf / 98 p.]
Imagem: Internet

Um comentário:

Austri Junior disse...

Não li o texto completo. Mas louvo a iniciativa da Mestra, e acrescento em meu comentário a necessidade da inclusão como um todo, em todos os níveis e todas áreas. O corpo de Cristo deve ser inclusivo. O que mais vemos no cristianismo é a exclusão em todas as denominações.
Denfendo o Inclusivismo no Cristianismo.
A Igreja - corpo de Cristo - e as igrejas - instituições - deveriam ser inclusivas em suas essências.

Blog Widget by LinkWithin