4.11.09

Lutero: "É Deus quem enforca"

"Assim, Lutero teve de transferir para o Estado a maior parte da autoridade que tinha pertencido à Igreja; portanto, defendia o direito divino dos reis. 'A mão que empunha a espada secular não é uma mão humana, e sim a mão de Deus. É Deus, e não o homem, quem enforca, e despedaça na roda, e decapita e chicoteia; é Deus quem arma a guerra' † À medida que envelhecia, Lutero tornava-se mais conservador do que os príncipes. Aprovou a exigência do trabalho forçado e os pesados direitos feudais do camponês; e quando um barão tinha comichões de consciência Lutero tranqüilizava-o afirmando que se tais encargos não fossem impostos aos plebeus, eles se tornariam insuportaveis. ‡ Citava o Velho Testamento dizendo que ele justificava a escravidão. 'Os carneiros, o gado, os criados e as criadas eram todos bens vendáveis se assim aprouvesse a seus senhores. Seria bom se ainda fosse assim. De outro modo homem algum poderá obrigar ou domar a gente servil.'" ¥

† Werke, XIX, 626, in Allen, Political Thought, 22.
‡ Bax, Peasants War, 351
¥ Werke, XV, 276, in Bax, 352

Trecho do livro "A reforma: história da civilização européia de Wyclif a Calvino: 1300-1564" por Will Durant
Capítulo XX, página 375
ISBN 85-01-28826-8
Editora Record, 2002

3 comentários:

Anônimo disse...

será que isto é verdade???????????


lutero tinha muitos inimigo

que podiam fazer livros e assinar com o nome dele mesmo não tendo sido ele que escreveu

católicos poderiam escrito tal livro e assinado com o nome dele
para incriminá-lo

Rogério disse...

Amigo anônimo, quem precisa de super-heróis se temos Cristo?
Qual interesse existe no que Lutero, Calvino, Wesley, Superman, Batman e outros fizeram nessa vida se são miserávies pecadores, assim como eu, você e todos os demais comedores de feijão?

Anônimo disse...

Não precisamos ser inteligentes para ver as falhas do próximo.Mas para vermos o que de bom fizeram, ai sim, precisamos ser bastantes inteligentes.Os urubus não veem a beleza dos rios, das florestas, dos lagos, das flores, mas ficam procurando carniça.

Blog Widget by LinkWithin