2.12.09

Plano mestre

Sola scriptura quer dizer que só as palavras devem ser defendidas; o resto do mundo e das pessoas pode ser eliminado com segurança.

Sola fide quer dizer que tudo que devo fazer é acreditar; qualquer tentação de agir com integridade pode ser combatida com segurança.

Sola gratia quer dizer que fui aceito somente pela graciosidade de Deus; enquanto não reconhecerem a mesma coisa, as demais pessoas podem ser condenadas com segurança.

Solus Christus quer dizer que só o Cristo de Paulo deve ser levado em conta; o Jesus dos evangelhos pode ser ignorado com segurança.

Soli Deo gloria quer dizer que tudo que Deus exige e merece é louvor; de todo o resto posso apropriar-me com segurança.

Paulo Brabo, no A Bacia das Almas

16 comentários:

leandrovicente disse...

Você é humanista? Tudo depende do que você acredita ser o centro do Universo, se você mesmo o é, então esse texto cai bem para você.

Anônimo disse...

Quanta idiotice!!!
Esse é o cara que é novo guru literário?!
Tamo bem arrumado!

Eliézer disse...

Só corrigiria o "Solus Christus" : quer dizer que só o Cristo DA IGREJA deve ser levado em conta; o Jesus dos evangelhos pode ser ignorado com segurança.

Gսstav໐ Frederic০ disse...

Por que certas pessoas gostam de rejeitar aquilo que não entendem? Por que elas não falam sobre o assunto? "Sola sola" é o que tem escrito em várias naves.

Thiago Paiva disse...

"quer dizer que só o Cristo de Paulo deve ser levado em conta; o Jesus dos evangelhos pode ser ignorado com segurança."

oi?

Will disse...

Eu considero muito o que o Brabo escreve. Não penso que ele exagerou, afinal é exatamente nisso que se transformou o lema da reforma: sola, sola, meia sola!!!
Só não consigo ver diferença entre o Cristo dos evangelhos e o Cristo de Paulo...

Thiago Mendanha disse...

Acredito que quando ele diz "o Cristo de Paulo", refere-se ao Cristo mais próximo do "Cristo Evangélico"... porque afinal, é um pouco mais difícil corromper o Cristo dos Evangelhos, mais cru, mais selvagem...

Joaquimtiago Bill disse...

se faz necessário ler dois textos que antecede esse para entender o que fala Brabo, ex: http://www.baciadasalmas.com/2009/a-reforma-e-a-psicotizacao-da-experiencia-materialistas-gracas-a-deus/

Mas o Brabo não precisa de advogado!

Will disse...

Precisa sim, Joaquim. Sem advogado não se faz justiça!!!rs

#propagandapessoal

William Koppe disse...

exato thiago... nossa disciplina eclesiástica (principalmente protestante/evangélica) sempre deu enfase maior as cartas paulinas, enquanto o Cristo dos Evangelhos é inatingivel pq supervalorizaram sua divindade e ignoraram sua humanidade. Fiquemos pois apenas com os códigos de condutas paulinos e ignoremos os exemplos de Jesus.

Tom Fernandes disse...

ah, Paulo é bem mais a cara da nossa cultura do que Jesus. tô terminando de ler o livro A bacia das almas, e achei interessante ver como é João Batista, e seu ascetismo, o principal antagonista de Jesus e não o diabo ou os fariseus. só não sei o que é pior pra fé, ser humanista ou ativista.

Cerestino disse...

Legal como alguns ficam ainda oriçadinhos aos ver suas solas questionadas.

Agora uma pergunta ao Tom Fernandes..

João Batista era antagonista de Jesus? Não entendi...

Caroline Silva disse...

Gente que não entende uma ironia...

Chicco Salerno disse...

Minha contribuição para a discussão dos 'solas'...

http://www.youtube.com/watch?v=1iCHNCtoqqQ

Tom Fernandes disse...

Cerestino, pra responder, tem que ler o livro, hehe.

Mas falando do cara, vi hoje no twitter que no dia 09 [Quarta-feira que vem] terá em São Paulo um debate sobre os temas "a religiosidade em oposição à vivência verdadeira da fé e o ativismo exacerbado que as igrejas vivem hoje".

Será durante o lançamento do livro A bacia das almas, do Paulo Brabo [que eu considero um dos melhores escritores da blogosfera cristã, embora não concorde com tudo o que o cara diz].

O pastor Lourenço Stelio Rega [diretor da Faculdade Teológica Batista de São Paulo] e o pastor Ed René Kivitz [da Ibab] são os debatedores. O outro é Jung Mo Sung [Coordenador da Pós em Ciências da Religião da Metodista de São Paulo].

Tom Fernandes disse...

boa, Chicco. =)

Blog Widget by LinkWithin