11.12.09

Queremos as peladas de volta

Padre manda apagar imagens de demônios dentro de igreja em SP e fieis se revoltam



Os 14 mil habitantes da cidade de Itajobi, no interior de São Paulo, estão em pé de guerra com o padre da paróquia. Tudo porque ele mandou pintar as paredes de branco e cobriu imagens que haviam sido pintadas na década de 80. As imagens retratatavam demônios, mulheres nuas e blasfêmias contra Jesus e até palavrões. O que poderia ser a solução de um problema, transformou-se em outro maior. Os moradores da cidade incomodados com a atitude de padre dizem que já estavam acostumados às imagens e reclamam que a igreja ficou toda branca.

- As imagens, para nós, já eram um patrimônio histórico - diz um morador.

- Para a gente que nasceu, foi batizada, cresceu e casou aqui na cidade é lamentável que as imagens sejam pintadas. A pessoa para tomar um atitude dessa teria que consultar a população - diz outra moradora indignada.

As imagens com demônios e blasfêmias foram pintadas a pedido do então pároco, de prenome Osmar. Ele teria pedido que as figuras que lembram os pecados descritos na bíblia para lembrar aos fieis que 'os demônios, as blasfêmias e outros pecados nos rodeiam'. Só que mais de 25 anos depois, seu sucessor preferiu colorir as paredes de branco.

Segundo os moradores, o padre José Anderson, que atualmente chefia a paróquia, não consultou ninguém sobre a pintura. Segundo um morador, o pároco teria dito que estava trocando as instalações elétricas e trancou a porta da igreja. Lá dentro agora só existem paredes brancas. O padre contou que cobriu as imagens por causa da reforma e que não houve censura. De acordo com ele, a maioria dos fieis concordou com a pintura. Não é o que está parecendo.

Jornal Hoje: Veja imagens da igreja sendo pintada

fonte: O Globo
dica da Cristina Danuta

Esse problema jamais ocorreria nos caixotes, digo, templos evangélicos... Na maioria deles, a nudez que predomina é a artística e a arquitetônica.

5 comentários:

Anônimo disse...

D´Osmar, o maior...

Alessandra disse...

pois é,móro em Itajobi...

Anônimo disse...

sergio pavarini

voce é evangelico ou catolico?

Pavarini disse...

sou protestante católico. =)

Eliézer disse...

Realmente a nulidade intelectual e artística das igrejas evangélicas de hoje em nada evidenciam que sua gênese vem da reflexão e do questionamento as fórmulas envelhecidas e anuladas na cruz; do resgate do homem e de suas produções culturais como manifestações da graça comum de Deus em meio à humanidade...

Nesse aspecto a igreja católica dá de dez... templos majestosos, ricamente decorados, cânticos gregorianos... uma estrutura dedicada a evidenciar a arte como uma dádiva divina... experiências únicas onde a devoção, a arte e a reflexão unem-se em um momento de êxtase não mais experimentado.

Extase espiritual no meio evangélico são os salameleques e devaneios neuróticos que vemos denunciados às duzias todos os dias. E que reflexão pessoal alguma produzem: só mais alienação e prisão aos sistemas religiosos.

Blog Widget by LinkWithin