10.1.10

A dificuldade de perdoar


"Tenho dificuldade em perdoar quem me ofendeu verdadeiramente, principalmente quando acontece mais que uma vez. Começo a duvidar daquele que pede perdão pela segunda, terceira ou quarta vez. Mas Deus não faz contas. Deus aguarda simplesmente o nosso regresso, sem ressentimento ou desejo de vingança. Deus quer que regressemos a casa. 'O Amor do Senhor é para sempre.'

Talvez o motivo porque eu tenho tanta dificuldade em perdoar aos outros seja o de não acreditar ser inteiramente perdoado. Se eu fosse capaz de aceitar como verdade que sou perdoado e não tivesse que viver com culpa e vergonha, seria verdadeiramente livre. A minha liberdade permitir-me-ia perdoar aos outros setenta vezes sete.

Não perdoando, eu próprio me acorrento ao desejo de vingança, perdendo assim a liberdade. Quem é perdoado perdoa. É isto que proclamamos quando rezamos 'perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.'

Esta luta duma vida inteira é o centro da vida cristã."

Henri Nouwen, em "A Caminho de Daybreak"

fonte: blog Seguir Jesus [via blog Amando ao próximo]

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin