10.1.10

Show de relevância (66)

Rio tem 22 leis estaduais para datas comemorativas evangélicas

Os deputados do Rio de Janeiro parecem ter exagerado na dose ao tentar agradar os cristãos, especialmente os de confissão evangélica, com leis de comemorações religiosas. Dentre os quase 300 dias e as semanas comemorativas existentes no estado, vigoram hoje três dias dos evangélicos em geral, dez dias de igrejas específicas, um pra cada denominação, um “Dia da Bíblia” e outro “Dia da oração”. E, como se não bastasse, ainda tem: Dia da juventude evangélica, dia do pastor evangélico, dia do cantor evangélico, dia do capelão evangélico e até dia do dirigente de oração! Foram criados em cerca de 6 períodos legislativos. Mas deixa assim mesmo a pergunta: Será que nossos legisladores não tinham outra coisa mais importante pra fazer? Ou o número crescente de votos evangélicos no estado faz com que o importante mesmo seja ter um bom motivo para agradá-los?

O fato é que, agora, estas datas, somadas a uma dezena de homenagens a outras religiões como espiritismo, judaísmo e umbanda, e outras tantas não religiosas, passarão a integrar uma fonte de consulta única. Foi publicada no Diário Oficial do Poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro de 07/01 a Lei 5.645/10, de autoria do deputado João Pedro (DEM), que consolida o calendário.

O autor da lei, ao defender a consolidação de todas as datas em um único calendário, acabou se confundindo. Disse que havia “quatro dias da Bíblia” para argumentar a necessidade de sua iniciativa: “Minha ideia, ao fazer isso, foi mostrar a importância de reunir as regras por temas, o que facilita a consulta, corrige distorções e impede a repetição”, disse o democrata, dando como exemplo a existência de quatro dias da Bíblia e “outros repetidos em homenagens a determinadas profissões”.

Talvez por tratar “evangélico” e “Bíblia” como sinônimos, o que, em muitos casos, é uma forma de preconceito, o deputado João Pedro equivocou-se. De fato, a repetição acontece com o Dia do Evangélico, três vezes, e tem um dia da Bíblia.

Veja as datas comemorativas do Estado do Rio de Janeiro mais identificadas com as igrejas cristãs, especialmente as evangélicas, acompanhadas de suas respectivas leis: Leia +.

fonte: Agência Soma [via ADIBERJ]

Um comentário:

CHICCO SAL disse...

Corre o boato que a próxima criação dos nobres deputados será a comemoração do "Dia do Trabalho Cristão". Estão em dúvida apenas quanto a qual dia do ano atribuir a data.

Blog Widget by LinkWithin