23.2.10

Campanha compara fumantes a escravos sexuais e causa polêmica na França

Uma nova campanha antitabaco, sob o lema "Fumar é ser escravo do cigarro", causou polêmica na França ao incluir a imagem de um jovem simulando uma relação de sexo oral forçada, com um cigarro na boca e com a mão de um adulto sobre sua cabeça.

A associação Direitos dos Não Fumantes (DNF) disse ter lançado com o objetivo de "impactar", algo que já conseguiu em apenas um dia após o lançamento.

As fotos ganharam destaques em alguns jornais, como o "Le Parisien", que publica nesta terça-feira na capa as fotos provocativas - uma com um menino e outra com uma menina.

Elas foram muito criticadas por associações de defesa dos direitos da família e organizações feministas, que consideram ridículo e escandaloso vincular o tabaco com o sexo.

"Que eu saiba, praticar sexo oral não provoca câncer", afirma em declarações ao "Le Parisien" Antoinette Fouque, uma das fundadoras do Movimento de Libertação da Mulher.

A ideia não agradou inclusive grupos mais combativos contra o tabaco, como o Escritório francês de Prevenção do Tabagismo. O presidente da entidade, Bertrand Dautzenberg, considera que as imagens vão causar impactos aos adultos, mas não aos jovens.

A DNF argumenta que a única mensagem que se pretende transmitir é que fumar é uma submissão e que o fato de recorrer ao sexo para transmiti-lo é uma maneira de atrair justamente a atenção dos mais jovens.

fonte: Folha Online

só falta agora contratar o capeta pra garoto-propaganda da campanha...

4 comentários:

Charles Souza disse...

kkkkk, contratar o capeta........essa é boa!

Isaac Marinho disse...

Ixi...

Meu pai já dizia que o cigarro era o "juninho" (não era exatamente isto) do Capeta... o_O'

wilson tonioli disse...

Achei legal. Pelo menos para o casal que não tem o costume de fumar após a transa, fica a idéia de dar uma... Tragadinha oral.
Que acham?

Pavarini disse...

Campanha que associa cigarro a sexo oral é cancelada na França

Os responsáveis pela polêmica campanha antitabagista francesa que associa o vício do cigarro com sexo oral anunciaram nesta quinta-feira que desistiram da iniciativa.

A Associação Direitos dos Não Fumantes (DNF) afirmou por meio de um comunicado que a campanha com as imagens "será limitada a ações muito pontuais, já realizadas ou lançadas", segundo o jornal Le Parisien.

A DNF disse que tomou a decisão "para não alimentar ainda mais a polêmica".

Um dos objetivos da campanha, o de estimular o debate sobre o tema do cigarro, já teria sido alcançado, segundo os organizadores.

fonte: BBC
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/02/100225_franca_cigarro_rc.shtml

Blog Widget by LinkWithin