2.2.10

Em editorial, Jovem Pan critica "devassidão" em novelas

A rádio Jovem Pan colocou no ar um editorial contra as novelas do "horário nobre" da televisão brasileira. O texto da emissora diz que há "desvios escabrosos no mundo moderno", em meio a liberdade de expressão.

"Enquanto na Venezuela se lacram canais de TV, aqui a disputa de audiência coloca no ar uma libertinagem que agride a família brasileira", diz o editorial.

Segundo informou a coluna "Outro Canal", da Folha de S.Paulo, o texto da rádio não cita nomes de tramas, mas dá exemplos para argumentar que a "devassidão está escancarada".

"A fidelidade morreu. Em cena de café da manhã, a filha sai do quarto com o namorado e se assenta à mesa, na mais absoluta naturalidade. Ali, na outra cena, amigas planejam outro lance de traição e torpeza", cita um dos trechos do editorial.

A novela "Viver a Vida" mostra a infidelidade de Gustavo (Marcelo Airodi) e da esposa Betina (Letícia Spiler). A trama também exibe cenas em que o casal de namorados Miguel (Mateus Solano) e Renata (Bárbara Paz) tomam café com a família após dormirem juntos.

Para a Central Globo de Comunicação (CGC), a novela "é uma obra de ficção, que não tem compromisso com a verdade". Segundo a emissora, ao "recriar livremente situações, problemas e dilemas, de nosso dia a dia, a teledramaturgia busca apenas tecer o pano de fundo para histórias que, na verdade, discutem os sentimentos humanos (...) Essa é a sua função social: entreter, permitindo que nos identifiquemos com tramas, personagens etc...estimulando assim a reflexão sobre nossos valores, crenças, atitudes e comportamentos".

A Globo ainda diz ter a "convicção de que a abordagem de temas de interesse social nas novelas contribui com a mobilização da sociedade", servindo como pauta de discussão e temas à imprensa.

Fonte: Portal Imprensa [via Adnews]

a rádio poderia escalar as gostosas do Pânico p/ dar (sem trocadilho) palestras nas escolas s/ o tema. ou o programa é "santo" no rádio e "mundano" na TV?

7 comentários:

Portal do Trem disse...

Para a Globo, a novela "é uma obra de ficção, que não tem compromisso com a verdade".

Para mim, a Globo "é uma sociedade comercial, que não tem compromisso com a sociedade".

afonsomfneto@hotmail.com disse...

A Rede Globo é uma desgraça, e a Rede Record esta no mesmo caminho....prostituição, promiscuidade, lebianismo, homossexualidade, adultério, etc
.
As organizações Globo ODEIAM os evangélicos
.
As novelas, e o BBB é uma forma das Organizações Globo revelarem o que apodrece em seu interior
.
Pavarini, não entendi seu comentário em ' verde ' na postagem

De Abreu, Jônatas Souza. disse...

Bem,sobre a rede globo, nada a declarar... sobre a Record, menos ainda. Meu silêncio é de protesto contra a babaquice da TV brasileira e dos outros meios de comunicação em geral!

Ah, Pastor Afonso, até concordo com as suas críticas as tvs globo e record, mas será q o fato de vc não ter entendido o comentário 'em verde' se deve ao fato de vc trabalhar na JP??? rsrsrs. =D

Dio disse...

Sem exageros Afonso (já disse, só te chamo de pastor se você me chamar de Tecnólogo Diógenes). Algumas coisas produzidas na Globo são boas, sim!
TV Pirata, Armação Ilimitada, Sítio do Pica pau Amarelo, muitas minisséries (das quais destaco Agosto, O Sorriso do Lagarto, O Portador, entre outras), algumas novelas (é isso mesmo, novelas) tais como Guerra dos Sexos, Roque Santeiro, O Bem Amado... o programa do Jô teve momentos mágicos - um exemplo foi a entrevista com a Hebe, Lolita Rodrigues e a Nair Belo... e muitas coisas.

Evidente que a programação em sua maioria é um lixo, mas pior é a postura de "crentão que quer ser o melhor em tudo" sem no entanto ser, claro, e usar desse discurso tosco de que ela é uma desgraça. Desgraça mesmo é ver tiponhos almofadinhas proclamando um evangelho de prosperidade (falso) e dizer que quem anda com sapato velho e/ou furado envergonha o nome de Jesus. Sem vergonha é quem diz isso. Eu já andei com calça rasgada, camisa puída e sapato com papelão dentro por causa de furo, e em nenhum instante dessa época de minah vida você seria mais amado por Jesus do que eu... nem tampouco mais ou menos santo por andar com esses ternos idiotas e esse sorriso falso.
Você precisa de um terno para mostrar santidade? Esconder a barriga de sedentário? Eu não...

E a boa nova para você cara-pálida... Jesus me ama, tanto quanto a você ou qualquer outra pessoa, independente de suas vestimentas.

Acorde para a vida.

versatil disse...

O comentário em verde é o melhor de tudo.
Diógenes, parabéns, concordo com cada linha sua, então aproveita e faz um favor para mim, o Pastor Afonso não entendeu o comentário em "verde"...dá para vc desenhar pra ele, por favor ??? huahauahau

Quanta hipocrisia da senhora JP...tá na hora de aposentar alguns radialistas e comentaristas...

Unknown disse...

Acredito no final dos tempos e realmente a midia em geral esta colaborando com a violencia, prostituiçao e todo o tipo de sujeira onde o ser humano possa entrar . A televisao brasileira esta levando a sociedade a inverter valores de carater. Os justos nao tem vez mas sim os porcos e hipocritas. A ira de Deus esta sobre a terra e o brasil tambem tera o que merece, so sinto pelos justos.

Lívia disse...

Falar que a televisão é a grande influência por detrás da violência, prostituição, etc é uma grande ilusão.

Os programas que estão no ar continuam no ar porque possuem audiência. O que não atinge público é logo substituído. Ruins ou não, são um parâmetro do gosto do brasileiro médio, o que inclui os péssimos programas evangélicos.

Será que não existe algo mais profundo para se lutar ao invés da "santificação da televisão"? qualidade de ensino e senso crítico, por exemplo?

Blog Widget by LinkWithin