3.2.10

Programa Nacional de Exclusão dos Ateus

O Programa Nacional de Direitos Humanos, decretado pelo presidente Lula em dezembro do ano passado ( Decreto 7037 ), suscitou polêmicas entre representantes do próprio governo, dos empresários, da sociedade civil, da oposição e de religiosos.

O decreto do presidente Lula comete o erro primário de confundir Estado Laico com Estado Ecumênico. Substitua-se a palavra “laicidade” do título pela palavra “ecumenismo” e todas as alíneas milagrosamente ganham sentido.

Não há uma só menção à não crença ou aos não crentes! Todo o conteúdo do item parte do pressuposto de uma opção religiosa.

Estado laico ou Estado ecumênico?

a) Instituir mecanismos que assegurem o livre exercício das diversas práticas religiosas, assegurando a proteção do seu espaço físico e coibindo manifestações de intolerância religiosa.

Onde estão os mecanismos que assegurem o livre exercício da não crença?

b) Promover campanhas de divulgação sobre a diversidade religiosa para disseminar cultura da paz e de respeito às diferentes crenças

Onde estão as campanhas de divulgação sobre a diversidade ateísta e o respeito à não crença? Leia +.

fonte: Bule Voador
dica do Marcelo Druyan

5 comentários:

Eliel Vieira disse...

Uma resposta a este texto foi publicada neste link: http://www.elielvieira.org/2010/01/os-ateus-e-o-programa-nacional-de.html

Unknown disse...

O problema disso tudo, nem é a liberdade de expressão dos ateus. Vejo mais além. Criou-se uma maneira de monitorar os religiosos e tb os não-religiosos de maneira a controlar seus atos (com todas as suas implicações).
Quem sabe no futuro esse programa se torne um precedente para reprimir os que são contrários aos interesses político-econômico-sociais.

Na minha opnião. É claro.

Anônimo disse...

Não é estado ecumenico. É estado laico mesmo. O ecumenismo em si já é uma concepção de religião, portanto o programa está correto. Estado laico é aquele que incentiva a expressão religiosa e trata todas as religiões de forma igualitária.
Agora, bizarrice mesmo é criar programas de incentivo para não fazer. Em que consistiria, por exemplo, um programa de incentivo para quem não gosta de praticar esportes? É só ficar em casa vendo TV, navegando na internet e assaltando a geladeira.
Se alguém não se interessa por religião é simples; fique em casa, vá passear com a família, encontrar amigos... só não vale procurar pêlo em casca de ovo porque não vai encontrar mesmo.

Mauro

Thiago disse...

Só mostra que os ateus estão transformando o ateísmo naquilo que eles mais odeiam: numa religião :)

Anônimo disse...

Uma resposta ao texto de Eliel Vieira foi publicada no próprio Bule Voador, no link http://bulevoador.haaan.com/2010/01/28/aloprados-e-antiateus/

Blog Widget by LinkWithin