24.2.10

Todo mundo loko, oba!

Abuso de remédios cresce no mundo e supera uso de drogas, diz ONU

O uso abusivo de remédios prescritos cresce rapidamente no mundo todo, e o número de viciados em medicamentos já supera o de usuários de cocaína, heroína e ecstasy combinados. O alerta foi feito pela Junta Internacional de Fiscalização a Entorpecentes (Jife), da ONU, que divulgou hoje um relatório sobre drogas em Viena (Áustria).

Veja aqui o relatório completo da Jife.

"As pessoas tendem a achar que o abuso de medicamentos prescritos é apenas um uso inadequado de substâncias para tratar problemas de saúde. Mas esses incidentes são frequentemente resultado de um vício que pode ser tão letal como a dependência de drogas como a heroína ou a cocaína", diz o documento. Leia +.

Fonte: Folha Online

É costume de muitos pastores pregar contra o fumo, bebidas alcoólicas, mas se num domingo qualquer desses um desses mesmos pastores ousar pregar contra os malefícios dos refrigerantes e do uso continuado de medicamentos, por mais simples que sejam, a casa cairia e não sobraria praticamente ninguém nas igrejas...

A quantidade de alcalóides presentes numa simples garrafinha de guaraná beira a de certos comprimidos contra dor de cabeça, para relaxar músculos etc.

Fico imaginando a seguinte cena: "Irmãos, hoje é dia de celebração da ceia do Senhor... examine-se o homem pois a si mesmo...se alguém aqui andou fumando, bebendo, tomando medicamentos ao seu bel prazer nesta semana, considere não participar da ceia..." Com toda certeza, eu também seria um dos que não poderiam participar...

Aquele que nunca tomou um comprimido durante a semana que atire a primeira pedra.

Um comentário:

Maya disse...

Tá, eu sou usuária compulsiva de Adnax! Eu confesso! Prometo tentar não usar mais... pelo menos até a hora de dormir! ^^

Realmente, acho que a gente tem que começar a reconhecer os impactos culturais nas prática cristã. O grande lance de fumar e beber está LONGE de ser uma questão de saúde. Se fosse, toda igreja tava cheia de gente sarada e natureba. E eu mesma já teria sido disciplinada.

O negócio é simplesmente cultural. Aprendemos que fumar e beber é errado. Como fumar traz tanto problema de convívio social, a gente não vê crente defendendo o tabagismo. Mas como beber traz benefícios sociais (quando acontece segundo a orientação bíblica de não ficar hapado) e é gostosinho, a gente acaba lutando contra o tabu.

Quando eu digo que é "simplesmente" cultural, não quero soar reducionista. Questões culturais IMPORTAM. Muito! Nem Deus as deixa pra lá! Por que nós as deixaríamos também?

É importante lembrar sempre que escolhamos bem nossas batalhas e nos lembremos do amor que devemos ter pelos nossos irmãos mais impressionáveis. Eu conheço um pastor, que eu amo e respeito, apaixonado por Skol. Ele bebia todo domingo... em casa. Por amor àqueles que pudessem se escandalizar. E assim, cada contexto vai pedir medidas diferentes.

Eu não bebo pq álcool pra mim tem gosto de remédio. Mas garanto que os litros de Coca-cola que eu entorno sempre que posso são muito piores que uma cervejinha! Né não, Pava?

(pq toda vez que eu comento eu escrevo um post? Enquanto isso, meu blog fica às moscas!)

Blog Widget by LinkWithin