31.3.10

Jesus de jeans

Telas que representam Jesus na atualidade vão fazer parte da Via-Sacra, em Carazinho (RS), na quarta-feira (31). As peças trazem imagens de Jesus vestido com calça jeans, cenas de violência, pessoas com fome pelas ruas e o surto da nova gripe no país. Desemprego, maus-tratos aos idosos e racismo também foram representados nas obras.

Os painéis foram criados pela artista plástica Ilse Ana Piva Paim, moradora da cidade, por encomenda da Igreja Nossa Senhora da Glória. O primeiro painel foi encomendado pelos fiéis da igreja, em janeiro do ano passado, para comemorar o cinquentenário da paróquia.

Segundo Ilse, no primeiro momento a comunidade se assustou com as imagens, mas agora todos aceitam e admiram as obras. “Todas as peças colocam Jesus na nossa realidade. Se ele estivesse vivo, hoje, ele estaria vivendo exatamente o que está representado nas telas”, afirmou.

“Todos os painéis foram pagos pelos próprios fiéis. Eles se reuniram e arrecadaram dinheiro para que as obras fossem produzidas. Algumas empresas da cidade também ajudaram no pagamento”, disse.

Para Alda Maria Schipper, presidente da Fundação Cultural de Carazinho, as telas são uma forma de prestigiar uma artista local e levar a religião de uma forma moderna para os moradores da cidade. “Nada foi baseado em estampas já feitas por outros artistas do passado. Esse é
um trabalho novo e criativo, que favorece as características da nossa região. As alegrias e tristezas das pessoas estão representadas nas obras. É a nossa comunidade representando Cristo no homem da nossa cidade.”

A expectativa é que até o fim do ano outras telas sejam criadas para a paróquia. Após a Via-Sacra, elas vão ficar em exposição na Igreja Nossa Senhora da Glória.

Fonte: G1

Deve ter ser inspirado no clássico Em seus passos, o que faria Jesus?.

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin