30.4.10

Misericórdia, justiça e a comunidade GLBT (3)

Você foi convidado a participar da conferência Miquéias 6:8, que está tratando de questões relativas à justiça social e consertar o que está errado. Como você vê o relacionamento da igreja com a comunidade gay hoje. O que a igreja pode fazer para consertar as coisas que já fizemos de errado?

A Fundação Marin descobriu que 86% da comunidade GLBT americana foi criada em um grupo religioso denominacional. Desse grupo, 72% já não são praticantes. 62% desses 86% disseram que não há “absolutamente nada” que os faria voltar à igreja. Obviamente, muitos relacionamentos da igreja com a comunidade GLBT são terríveis, insalubres, cheios da fobia ou simplesmente inexistentes.

Penso que um número demasiado de igrejas demais trabalhou no modelo “comporte-se, creia, pertença”. Por exemplo, se alguém se comporta da maneira esperada e acredita na doutrina, poderá frequentar ou pertencer à igreja. O que nós realmente deveríamos promover são comunidades onde você pode pertencer, cercado de cristãos que estão aprendendo sobre o amor de Cristo. Então, depois de pertencer a pessoa irá crer. Somente depois de crer no Cristo ressurreto e no poder do Espírito Santo irá acontecer a transformação ou a mudança de comportamento. Ou seja, a ordem é “pertença, creia, comporte-se”.

Contudo, uma das coisas mais importantes que as igrejas podem fazer para corrigir seus erros é desculparem-se. Mesmo se não fizeram qualquer coisa “errada” à comunidade de GLBT, um pecado foi cometido. Muitas vozes responsabilizaram gays e lésbicas pelo 11 de setembro ou pelo furacão Katrina. Precisamos desculpar-nos por isso, pelos erros que foram cometidos em nome de Cristo. Precisamos tomar uma postura, humilharmo-nos e pedir desculpas a uma comunidade inteira.

Desculpe-nos pelos erros cometidos, pela dor que temos causado, por pregarmos o ódio e o exclusivismo ao invés de graça e amor, desculpe-nos por ter dito “conserte sua vida antes de entrar em uma igreja”, ao invés de “venha como está”, desculpe ter levado a comunidade GLBT para longe do lugar em que ela deveria receber as boas-vindas!

Também, quando não conhecemos gays e lésbicas, frequentemente os demonizamos e desumanizamos. Devemos começar a escutar suas histórias e experiências, aprender sobre sua comunidade da perspectiva deles, assim poderemos demonstrar amor por eles. Assim como os missionários enviados à Tailândia aprendem sobre a cultura e a língua tailandesa, e escutam histórias dos tailandeses deveríamos fazer o mesmo com a comunidade GLBT.

A Fundação Marin existe para construir pontes entre a igreja e a comunidade gay em um nível individual. O que poderíamos fazer para alcançar a comunidade gay de uma maneira positiva?

Deixe-me contar sobre meu pai. Ele é um homem bastante conservador. Por causa do meu trabalho com a Fundação, ele começou a fazer muitas perguntas sobre a comunidade GLBT, leu alguma literatura sobre o assunto e eventualmente me perguntou o que deveria fazer com um colega de trabalho gay. Eles já se conhecem a algum tempo e o colega de trabalho (um judeu) sabia que meu pai é cristão que se orgulha disso. Disse ao meu pai para correr o risco, humilhar-se e fazer uma pergunta ao seu colega de trabalho. A pergunta era simples, “como é ser um homem gay neste trabalho? ” Então disse ao meu pai para apenas escutar.

Você sabe o que aconteceu quando meu pai fez esta pergunta? Começou uma conversa incrivelmente longa sobre a vida daquele homem, suas experiências no trabalho, e até mesmo sobre a sua fé. No final do diálogo, o colega de trabalho perguntou ao meu pai se iríamos a um churrasco em sua casa. Agora eles não são apenas colegas de trabalho, são amigos também. Por causa disto, meu pai também está trabalhando para que paremos de demonizar e desumanizar o outro.

Aquelas pessoas que tem amigos gays devem encontrar um momento para perguntar-lhes como é ser gay em um(a) determinado(a) trabalho/escola/igreja. Comece dizendo que você é um cristão que está tentando aprender sobre um assunto que é desconfortável para muitos. Seja honesto e autêntico. Esteja disposto a desculpar-se por sua própria fobia. E escute. Escute suas histórias; elas podem mudar a sua vida. É algo confuso e assustador, mas dará frutos. Por fim, seja alguém cheio da benevolência, cheio de amor e seja corajoso!

fonte: Tim Schraeder
tradução: Jarbas Aragão

9 comentários:

Anônimo disse...

Mais importa obedecer a Deus do que agradar os homens.
Não temos nada contra os homossexuais, mas é melhor se opor a liberação e não ter o sangue deles cobrado de nós.
Jesus Cristo não omitiu a lei, mas cumpriu; graça não é de graça.

Nathi disse...

Parabéns!
Afinal, não li nada que não tenha embasamento no evangelho de Cristo. Por causa destas e de outras tantas coisas que vi, ouvi, vivi...hoje minha fé está em crise e não creio mais na vantagem da existência da Igreja.
Não vejo como uma comunidade que "prega" a existência de um líder que é "o caminho a verdade e a Vida" pode "roubar, matar e destruir" vidas!

Acredito num Deus supremo, acima de minha miséria individual e das mazelas humanas feita em seu nome.

Mas até quando Ele vai relevar os nossos erros?

Perdão aos Homossexuais, aos mulçumanos mortos nas cruzadas, aos judeus que vimos morrer em silêncio, aos índios mortos em suas casas americanas, às criancinhas asiáticas budistas que nunca conhecerão o verdadeiro Cristo.

Mundo, Perdão por existir como quem se diz cristão. Sou apenas mais um humano, e me esqueço disso sempre que entro na minha atmosfera de "filho de Deus".

Perdão!

Ruy Cavalcante disse...

Eu heim.. uq um homessexual tem haver com muçulmano morto em cruzada, índios americanos, crianças asiaticas? Agora o homossexual é mártir tbm é? O homossexual fez uma escolha, esses outros citados não. O evangelho é para ele tbm. Do mesmo jeito ki o evangelho é para mim quando me proibe de mentir, enganar, roubar, é para ele quando proibe que se tenha relação sexual com pessoas do mesmo sexo. Nem eu devo ser odiado se for mentiroso, nem ele ser for homessexual, porém ambos devem abandonar essas práticas.

Homossexualismo não é uma doença nem tampouco uma etnia, não existe esse tipo de comparação.

Rika ramos disse...

Sou cristão apesar de mim mesmo....
mas o que mais me chama atenção, e quanto nós falhos seres humanos,olhamos para o dois maiores mandamentos que Jesus nos ensinou,amar a DEUS sobre todas as coisas e amar o MEU PROXÍMO como a mim mesmo,e quem e o meu proxímo???o meu proxímo são apenas essas pessoas a quem nos,como cristão maldizemos e excomungamos,pelo simples fato (ou medo),que eles possam contaminar a "igreja"...

Pedimos PERDÃO,pelo simples fato de nunca,deixamos de ouvir suas historias de vida...
mais uma vez pedimos perdão,por não poder chorar e alegrar com cada um de vcs...
perdão por nao olhar dentro de seus olhos e simplesmente abraçar e poder falar ao seu ouvido te amo..
perdão pela falta de sensibilidade de não notar as sua lutas e por não oferecer apenas uma das nossas mão ,para aliviar sua bagagem...

simplesmente te pedimos perdão...
no amor fraterno do PAI,apenas aprendizes do amor do PAI...

Anônimo disse...

A igreja tem impotancia sim, porque ela não é um templo feito de tijolos, somos nós seguidores de Cristo. Jesus veio salvar o que se havia perdido, veio para os doentes, os pobres, a viúva, o orfão, para os pobres de espíritos, para os fracos, os humildes, os sinceros, para os mentirosos, os enganadores,as prostitutas, os homossexuais também. Jesus é vida, é verdade é o único caminho. Ele veio trazer esperança, libertação, cura e transformação. Ele nos salvou para sermos instrumentos de transformação da nação, nós sozinhos não mudamos nada, pois não é na nossa força, mais atraves de nós, Ele irá socorrer, monstrar Seu amor e Sua misericórdia. Tá na hora de nos renovarmos em Cristo e seguir os Seus passos. As pessoas não estão decepcionadas com Deus, Ele não decepciona ninguém, estão decepcionadas conosco, que ficamos calados e indiferentes, que não amamos, não abraçamos e não somos diferença nessa terra. As pessoas querem ver Cristo verdadeiramente em nós, homens falhos, cheios de defeitos, imperfeitos, mas com o coração cheio de amor e compaixão, com sede de Deus e procurando Deus além do véu e não numa religião! Cristo disse que se não clamarmos as pedras clamariam em nosso lugar. Vamos amar a Deus e ao próximo como a nós, e vamos levar a mensagem do amor verdadeiro monstrado na cruz aos homens e a nós mesmos! Amém!

Anônimo disse...

Fiquei muito emocionada ao ler esta matéria , pela primeira vez leio um texto em que os homossexuais são vistos de forma carinhosa e receptivae como coragem para tratar deste assunto que está dentro da Igreja, e que a maioria finge não existir.
Uma das piores dores que os homossexuais passam é a exclusão ,rejeição. E , para os que são evangélicos então
é bem pior . Nos sentimos imundos, pecadores, indignos de estar na igreja o que resulta em nos manter afastado .Como se aqueles que estão lá não tivessem pecado algum .
Na bíblia jamais li algo sobre Jesus dizendo que ele tenha afastado qualquer tipo de pessoa, nem mesmo seus próprios assassinos.
Homossexualismo não é falta de caráter, e quem passa por isso precisa de ajuda,precisa se sentir amado.
Peço as pessoas do Blog que olhem este assunto com mais atenção e deem a oportunidade das pessoas se expressarem .
Paz do Senhor

Nathi disse...

De maneira alguma quis comparar os homossexuais com os mulçumanos ou asiáticos.

O que fiz foi apontar outras tantas injustiças, ao meu [pobre] olhar realizadas por nós cristãos.

Não conheço nada e de nada minha opinião deve ser levada a extremos, só falo do que vi e sinto.
Não estudei sobre comportamento humano ou sobre a história da igreja.

Ruy...se minhas palavras deram brecha a esse tipo de interpretação, peço que leia novamente!
Até!

Anônimo disse...

olá.

Estou passando por problemas e estou precisando de orientação e ajuda psicológia.
Se alguém souber como fazer por favor postar aqui.
Obrigado

Pavarini disse...

olá,

a prefeitura de são paulo mantém grupos de assistência psicológica gratuita. informe-se num posto de saúde p/ saber quais unidades oferecem este serviço.

abraço

Blog Widget by LinkWithin