11.5.10

Mãos, falem por mim

A história dos gestos com a mão

Pessoal, quem já refletiu sobre como surgiram os nossos famosos gestos tipo “chifrinhos” e “toca aqui!”!??! Aqui no Mental Floss tem os motivos e uma história por trás de alguns deles, olha só!

1. Saudação Vulcana – Apesar de esse gesto meio difícil de fazer ter sido altamente disseminado pelos nerds fãs do Spock, a origem dele não é nada alien. O ator Leonard Nimoy (que fez o Spock) presenciou um ritual jusdaico quando era menor e viu que esse gesto era usado. A intenção é reproduzir com as mãos a letra hebraica “shin”, que representa a palavra “shaddai”, ou “Deus”.

vulcan

2. O “shaka” ou “hang loose” – A origem desse gesto aqui é meio nebulosa, mas hoje em dia é usada no Hawaí pra dar oi, tchau, desejar bom dia e variações de “sussa”. Dizem que ele surgiu porque os espanhóis, quando chegaram ao Hawaí queriam se enturmar, então ofereciam bebida para os nativos fazendo o gesto de beber de um garrafa, aí o pessoal achou que era assim que se dava oi, então ficou.

shaka

obama-shaka

3. Os chifrinhos – Se o hang-loose já é difícil de explicar, esse é mais ainda… Antigamente, o boi era visto como uma entidade protetora, então fazer os chifrinhos e apontar para alguém era uma forma de afastar mau olhado. Na Espanha e na Itália, entretanto, o boi é um dos símbolos mais viris e simboliza o cara que tá dormindo com várias mulheres (essa explicação eu não achei muito coerente com o nosso entendimento de ‘corno’, mas ok…). No site tem mais outras explicações.

bush-hook-em

4. A saudação Bellamy – Este é o gesto original do Pledge of Allegiance americano e ganhou esse nome por causa de seu criador, Francis Bellamy. A intenção era apontar para a bandeira, bem como fazer uma saudação militar, com o braço esticado e a mão no coração para mostrar adoração. O gesto foi evoluindo, mas na época da 2a Guerra Mundial, eles decidiram mudar pelo gesto ser tão parecido com a saudação dos ditadores Hitler e Mussolini. Em 1942 o Presidente Roosevelt assinou a lei aceitando a mão no coração como a alternativa correta.

bellamy-flag-salute

5. O “toca aqui!” - As raízes do “High Five” se estendem até o início do século 20, quando os músicos negros da era do jazz começaram a criar várias maneiras de se cumprimentar, usando desde o ‘toca aqui’ até os “Daps”, que são aqueles cumprimentos mega complicados e coreografados. O gesto se popularizou ainda mais quando o pessoal dos esportes adotou o gesto como forma de comemoração. Dizem qua a primeira vez que isso aconteceu foi quando Glenn Burke e Dusty Baker comemoraram um home-run em 1977.

h5

fonte: PIX

o título é uma frase de Casca no momento que apunhala Júlio César, na peça de Shakespeare.

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin