12.5.10

Os ex-padres que construíram o protestantismo brasileiro

Muita gente ficou surpresa com a conversão do padre Lourival Luiz de Souza, da Paraíba, que deixou a Igreja Romana pela Assembleia de Deus. Não há motivos para surpresas, pois fatos como esse marcaram a história do Protestantismo no Brasil.

O primeiro pastor presbiteriano, fruto do trabalho dos missionários norte-americanos no eixo Rio-São Paulo, foi o padre José Manuel da Conceição, que optaria não por pastorear uma comunidade, mas por ser um evangelista itinerante, varando regiões, em simplicidade de vida, lançando a semente que era colhida pelos que vinham atrás, consolidando um grande número de igrejas presbiterianas.

O primeiro pastor batista, fruto do trabalho dos missionários norte-americanos na Bahia, foi o padre Antonio Teixeira de Albuquerque, de profícuo ministério.

Outros padres foram se convertendo em várias denominações ao longo dos anos, dando inestimável colaboração para a expansão e consolidação do nosso Protestantismo. Devo destacar figuras como o padre Gioia Martins, pai do poeta, radialista e político Gioia Júnior, ou, nos anos 1960-80, o padre Aníbal Pereira dos Reis, evangelista itinerante por todo País, responsável pela conversão de mais de 10.000 pessoas, polemista corajoso, autor de vários livros questionadores do romanismo, como a auto-biografia “best-seller” Um Padre Liberto da Escravidão do Papa, cuja leitura muito emocionou. Levei-o para falar ao Seminário Presbiteriano do Norte e a almoçar lá em casa.

Também pastor batista foi o padre José Tavares, durante muitos anos titular da Primeira Igreja Batista de Maceió, de quem privei amizade, e que muito me apoiou no ministério da Aliança Bíblica Universitária (ABU).

O que havia em comum nessa galeria de notáveis, de verdadeiros heróis da fé, foi, além do desencanto com o sistema romanista (uma página virada, e lamentada), uma forte experiência pessoal de conversão, de novo nascimento, em resposta de fé à Graça de Cristo. Experiência compartilhada com muitos.

O padre Lourival é mais um dentre tantos, e tantos outros que, estou certo se seguirá.

Bem-vindo irmão Lourival. E que o Senhor o use no novo ministério.

Robinson Cavalcanti

Um comentário:

Marlon Marques disse...

Há muitos padres que não concordam com certas doutrinas e posições católico-romanas e permanecem na igreja de Roma. Mas são muito bem-vindo o (ex)padre Lourival. Que Deus o use bastante.

Blog Widget by LinkWithin