27.11.06

Combate à escuridão

Um grupo de modelos cegas subiu neste domingo (26) na passarela em um evento que os organizadores dizem ser o primeiro desfile desse tipo para tentar combater estereótipos na Índia.

Vestidas com roupas típicas indianas, mais de 30 mulheres cegas subiram as rampas sem ajuda, em desfile nos arredores de Ahmedabad, capital do estado de Gujarat, no oeste do país.

"Não posso ver como estou com as roupas novas, mas estou gostando", disse Ekta, participante de 23 anos. "Eu ouço sobre desfiles de moda e roupas na televisão, mas nunca sonhei em andar como as modelos", acrescentou. Ela usou um sari verde brilhante.

Os organizadores disseram que o desfile, que atraiu cerca de 200 pessoas, foi o primeiro desse tipo na Índia - país onde muitos dos 22 milhões de deficientes sofrem discriminação e não têm direitos iguais.

"Pessoas cegas não são consideradas parte da sociedade. Recebem trabalhos chatos e serviçais para serem isoladas do mundo glamouroso e animado", afirmou Mukta Dagli, da instituição de caridade para deficientes visuais Pragya Chakshu Sanstha.

"Queremos tirar os cegos de uma vida escura e sombria. Agora queremos que sejam vistos pelo mundo."

As jovens, que fizeram a própria maquiagem e se vestiram sozinhas, tiveram um curso de uma semana com coreógrafos sobre como andar na passarela e sobre aparência pessoal.

"Somos jovens, bonitas e esperamos fazer mais desfiles para ganhar confiança para combater a escuridão nas nossas vidas", disse Shweta Kothari, de 25 anos.

fonte: Globo

Um comentário:

Anônimo disse...

"As jovens, que fizeram a própria maquiagem e se vestiram sozinhas",...

Que progresso para uma garota cega, fazer sozinha sua própria maquiagem?
De qualquer forma, é preciso motivar pessoas deficientes a amarem a vida e a si mesmas. Não ter um dos orgãos do sentido já é complicado, porém, não há porque não utilizar os demais orgãos disponíveis no corpo, com todo empenho possível.

Blog Widget by LinkWithin