27.11.06

Minha terra tem Palmeiras

O genial David Lloyd, desenhista de “V de Vingança” [obra original de Alan Moore], enxergou o que não se costuma enxergar nesta metrópole-chumbo. Para o tiozinho inglês, “São Paulo é muito cinza e muito verde”. Verde? Não seriam apenas as lentes dos óculos de sol do nobre visitante?

Lloyd está entre nós para pesquisar as imagens que serão usadas no livro dedicado à paulicéia na série “Cidades Ilustradas”, da editora Casa XXI. “Apesar de muitos paulistas não acharem, há muito verde em São Paulo. Tenho recebido muitas informações sobre a cidade, algumas boas, outras ruins. Mesmo assim, percebo enormes quantidades de otimismo”, disse o cara, na manhã, diplomático no último.

Bem, se o visitante flanar pelos jardins América e Europa, onde o PIB dorme quando não está em Angra, NY ou Paris, vai voltar com a impressão que a cidade é mesmo esverdeada. Se subir a Cantareira, a mesma paisagem vai clorofilar as retinas. Mas se despenca para o centrão ou para os arrabaldes, o cinza, aquele cinza-chumbo da poluição e do descaso, toma conta de tudo. Colorida ou preto-e-branco, o certo é que o cara vai fazer, seguramente, um baita livro sobre estas pradarias babilônicas. O cara manja do riscado como poucos.

Xico Sá, no blog Ponte aérea/SP

Um comentário:

Anônimo disse...

Querido não fique triste por causa do Palmeiras. Derrotas acontecem... Não vai contar mais da viagem prá nós?
Bjus e ótima semana.

Blog Widget by LinkWithin