25.12.06

Presepada

O presépio, desde que São Francisco o inventou, é uma instituição natalina. Mas o quanto ele representa de fato o que o Novo Testamento diz a respeito de Cristo? Na verdade, não muito. Há mais mitos sobre o que está escrito lá do que gente que lê de fato os trechos.

Apenas Lucas e Mateus fazem referência ao nascimento. Em Lucas, a anunciação de que o Messias está por vir vêm de um anjo para Maria; em Mateus, José sonha com a notícia.
Não está escrito em qualquer lugar que a Virgem veste azul e José, embora freqüentemente apareça como um velho, não o era. Quer dizer: ninguém diz quantos anos tinha.

Quanto à virgindade de Maria, faz parte dos dogmas católicos mas a palavra em hebraico do texto original é almah, mulher jovem, por certo, mas sem nenhuma referência a sua iniciação sexual, ou não. Os gregos que fizeram a primeira tradução tascaram parthenos, aí sim virgem. E, por conta, traduções inúmeras mantiveram o que é uma invenção. A imaculada concepção é, ao pé da letra da Escritura, otimismo católico.

Apenas Mateus fala dos três Reis Magos. E eles não são reis. Também não há ninguém falando de boi ou burrico e apenas Lucas cita pastores visitando. A estrela está em Mateus e até hoje tenta-se descobrir o que ela poderia ter sido. Há quem diga que foi o alinhamento (raro) da estrela Regulus com Vênus e Júpiter. Vá lá.

Lucas sugere que Jesus nasceu num estábulo, mas pode ter sido uma caverna, também. Mateus diz que é uma casa. Ambos concordam que ele nasceu em Belém. Para Lucas, são José e santa Maria estavam viajando para um censo; para Mateus, estavam em casa, mesmo. O que seria até mais provável.

O que não quer dizer nada: hoje, afinal, é Natal. E feliz Natal a todos!

Pedro Blog, no Weblog.

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