31.1.07

Deus e o Diabo na Terra da garoa

Graças a Deus, o Brasil tem saído de buracos difíceis. Mas, graças ao Diabo, vem se metendo em crateras bem piores. Os sobreviventes, guindados à condição de observadores da própria tragédia, ainda têm de suportar as poses à beira do abismo.

Muitos, em sua espessa ingenuidade, não notam. Mas cada gesto ao lado do buraco, cada palavra, cada ponto de exclamação, cada frase é uma pose. Por vezes, uma pose converte-se em quadro memorável.

Alguns, diante do microfone, tentam soar mais profundos do que o abismo sobre o qual discorrem. Outros não se importam de pronunciar raciocínios rasos. Tão rasos que uma formiga pode atravessá-los a pé, com a água –ou a sensatez—pela altura das canelas.

É o caso do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PFL). O alcaide participou, no último domingo, do programa “Planeta Cidade” (TV Cultura). Permitiu-se filmar no interior de um fura-fila. Para quem não conhece, é um tipo de ônibus. Distingue-se dos demais pela má fama: foi inventado por Duda Mendonça, ainda em sua fase malufista, e encomendado sob Celso Pita, de triste memória.

Pois bem, a certa altura, o secretário dos Transportes do município, Frederico Bussinger, olhando a paisagem, notou que cruzavam com “algumas dezenas de motéis.” O chefe Kassab enxergou na constatação um gancho para fazer graça com o buraco da linha 4 do metro, aquele que sorveu sete vidas.

"Tem aquele motel ao lado do buraco do acidente do metrô que, quando veio o estrondo, imagina a zoeira que foi! Todo mundo saindo dos quartos...", diz Kassab diante das câmeras. “(...) Foi uma comédia, (...) apesar da tragicidade do momento."

A gracinha de Kassab foi ao Youtube. Assistindo-a (lá no alto), você se dá conta de que as partes mais importantes da fala de certas pessoas são as pausas. O diabo é que elas falam muito rápido. Acabam impedindo que se lhes aproveitem ao menos as pausas. Não há de ser nada. Tudo não passou de mais um lamentável "mal-entendido". Clique aqui para ver o vídeo.

Josias de Souza, em seu blog.

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin