27.2.07

Jesus tatuado


Religious tatoos
Com centenas de fotos de tatuagens c/ motivos cristãos, o site traz ainda a hitória da tatuagem e estudo bíblico s/ o tema (em inglês)

Piercings, jóias, tatuagens, barbas e afins
Texto de João de Souza Filho no site Vida Acadêmica

Comunidades no Orkut

Cristão com tatoo e piercing (1.134 pessoas)

Sou crente e tenho tatuagem (832)

Jesus Cristo tatuado em mim (113)

Tenho o nome de Cristo tatuado (62)

12 comentários:

Anônimo disse...

Simplesmente absurdo, onde esta a diferença entre o que serve e o que não serve a Deus se todos estão se contaminando no mundanismo. Onde esta o servir de CORPO, alma e espirito, cade a santidade demonstrada em atitudes, que falam mais do que as palavras....são pessoas se utilizando de um único versículo para satisfazer seu desejo carnal. Interpretando a palavra de acordo com seu ponto de vista e não do Espirito Santo.

Anônimo disse...

Psiuuuu, Ora, ora, ora!
Eu não gosto de tatuagem e também de cicratrizes de machucado... Risos, não gostaria de te-las no meu corpo, porque não acho que ficam esteticamente legal, mas não vou discriminar quem usa e principalmente se a pessoa disser que é cristã. Sabe, a gente não vê o exterior, mas o que realmente o que a pessoa é, com ou sem apetrechos, porque pelos frutos a gente conhece e não pelo revestimento (exterior).
Estou cansado de ver pessoas de terninho, bonitinho e lustroso, tremendos picaretas e mau carater. E este papo de dizer que quem usa maquiagem, usa sunga (ou bermuda), joga bola, vai a praia, usa acessório de jóias, vai para o inferno, é uma besteira que não tem tamanha, é pura ignorancia, Deus não pede isso de maneira carrasca. Deus não vê o exterior, mas sabe sem dúvida onde é que está o coração da pessoa. Quem precisa de mais exclarecimento sobre o assunto tem um texto excelente neste endereço abaixo. http://www.vidaacademica.net/v1/new_content.asp?id_conteudo=337

Anônimo disse...

O poblema não é a tatuagem, tambem não é soluçao.... nao tenho tatuagem, mais tambem nao condeno quem tenha, só que vivemos em uma sociedade de preconceitos e oba oba, saibam que toda tatuagem tem um significado mistico, não vou entrar em detalhes, "NOSSO CORPO É MORADA DO ESPIRITO SANTO DE DEUS", ele não aceita dividir culto com ninguem..a tatuagem é feita para embelezar ou moldar a nossa sensualidade, lembrem-se Deus quer está tauado é em seu coração e em seu carater para o resto da vida, tudo que é feito por pura vaidade isso não agrada a Deus, se você é cristão e tem tatuagem amém meu irmão, isso pra Deus nao tem sentido algum, não importa qual foi o seu intuito, Deus quer ser o centro de sua atenção..se você é critão e não tem tatuagem, amém continue assim....

Anônimo disse...

A discussão é boa. A religião é boa. mas nem a discussão nem a religião levam o homem para o céu. cada um dará conta de sua propria vida (atos e palavras) a Deus. Tudo que fazemos na condição de crentes será julgado e pesado em balanças justas por Deus. Vamos pedir misericórdia e discernimento pois todos somos pecadores e a carne é fraca. Digo uma coisa a todos VIGIAI JESUS NOS recomendou.

Anônimo disse...

Tatuagens - As marcas de um domínio

João 8:32 – “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”
Tatuagem não é novidade!

Tatuagem é algo antigo. Pesquisadores encontraram múmias de 4000 anos de existência tatuadas. Tribos indígenas no mundo todo se utilizam de tatuagens. Existem até mesmo tribos onde somente os guerreiros podem ser tatuados. Em muitas culturas antigas foram encontrados vestígios de tatuagens em seus habitantes.

Os fatos sobre tatuagem

Tatuagens estão ligadas a comportamento de risco.

Numa pesquisa feita pela revista Pediatrics em 2002, com 6000 adolescentes foi dito que as tatuagens podem servir como um indicador de adolescentes propensos a desenvolver um comportamento de risco.

Confira a matéria completa:

Tatuagem em adolescente pode indicar comportamento de risco

NOVA YORK (Reuters Health) - Uma alegre flor vermelha ou um golfinho tatuados no tornozelo ou no braço de um adolescente podem indicar uma propensão ao fumo, a brigas e outros comportamentos de risco, aponta um novo estudo.

"A pesquisa demonstra que a tatuagem é comum entre os adolescentes e está fortemente ligada a uma vasta variedade de comportamentos que os colocam sob o risco de morbidade e mortalidade", disse o autor do estudo, o médico Timothy A. Roberts, do Hospital Infantil de Golisano em Strong, Rochester, Nova York.


Para o estudo, os pesquisadores usaram informações de mais de 6.000 adolescentes que participaram da Pesquisa Nacional Longitudinal da Saúde do Adolescente. Cerca de 5 por cento dos participantes disseram ter uma tatuagem permanente, apontaram Roberts e sua equipe na edição de dezembro da revista Pediatrics.

Esses jovens eram quatro vezes mais propensos do que os não-tatuados a responder que já tinham mantido uma relação sexual e três vezes mais predispostos a dizer que já haviam participado de alguma gangue, indica a pesquisa. Eles também eram cerca de duas vezes mais suscetíveis a cabular aulas e se envolver em brigas e outros comportamentos violentos.

Os adolescentes tatuados ainda eram duas vezes mais propensos a fumar, usar maconha e beber em excesso, e tinham mais chances de afirmar que tinham amigos envolvidos com drogas. Em torno de dois terços (63 por cento) disseram ter fumado um mês antes da pesquisa em comparação a apenas 26 por cento dos que não tinham tatuagem. Além disso, enquanto mais de um terço dos jovens sem tatuagem disse não ter amigos que fumavam diariamente ou usaram álcool ou maconha no mês anterior, apenas 6 por cento dos tatuados apontaram o mesmo.

Ainda não se sabe por que os adolescentes que têm uma tatuagem demonstraram ter comportamentos pouco saudáveis, mas a teoria de Robert é que os "jovens que querem desafiar a aprovação dos pais envolvem-se em uma atividade ilegal para conseguir uma tatuagem e aceitam os riscos de fazê-la com um amigo ou com uma pessoas não-qualificadas e podem se comprometer com outros comportamentos de risco", disse ele.

Por outro lado, os adolescentes que decidem fazer uma tatuagem espontaneamente para satisfazer uma extravagância podem "dar um sinal de uma decisão tomada na impulsividade no geral, que colocaria o adolescente sob um grande risco de ter um comportamento de risco".

De modo geral, os jovens entre os 17 e os 21 anos são mais propensos a ter uma tatuagem do que adolescentes mais jovens, indica a pesquisa. Além disso, jovens de famílias de baixa renda têm mais chances de afirmar que fizeram uma tatuagem, assim como aqueles que vivem com apenas um dos pais.

Apesar das descobertas, os pais não devem achar que o filho tatuado está necessariamente adotando comportamentos arriscados, destacaram os cientistas.

"Querer fazer uma tatuagem ou já ter uma não deve ser uma causa de alarde, mas um sinal de diálogo com o adolescente sobre as opções que está fazendo quanto à sexualidade, drogas, escola e violência", afirmou Roberts.

Estudos anteriores indicaram que entre 3 e 9 por cento da população geral e de 10 a 16 por cento dos jovens na faixa dos 12 aos 18 anos já têm ao menos uma tatuagem permanente.

Fonte: Pediatrics 2002;110:1058-1063. Por Charnicia E. Huggins

Tatuagens ajudam na identificação.

Numa pesquisa feita no site do Instituto Médico Legal, encontramos dentre outros critérios, a tatuagem como aspecto importante para identificação médico legal.

Veja no tópico tatuagens o que ela pode revelar a respeito de alguém.

Antropologia Forense - Classificação Médico Legal: física, funcional, psíquica e biotipológica

Antropologia Forense é a ciência que visa o estudo da identidade médico-legal.
Identidade médico-legal: É os caracteres próprios , exclusivo das pessoas, dos animais e dos objetos, é a soma de sinais, marcas ou caracteres que, no conjunto , individualiza o ser humano vivo, no cadáver inteiro ou espostejado ou reduzido a fragmento ou simples ossos.

Tatuagens - Para Cook e Dumont origina-se de "tatahou" que na linguagem indígena significa marcas sobre o corpo. È de grande importância, pois são sinais de identidade particular, pois , indicam o passado, os costumes, a profissão, religião, informe raciais, afetivos, criminais e os seus pendores sexuais. A tatuagem é um sinal permanente mesmo quando a pessoa faz a destatuagem. (sistema linfático)


As tatuagens trazem significados.

Observe o que diz um reconhecido tatuador em seu site:

“Em diversos segmentos da sociedade, uma tatuagem é associada a alguma tribo. Se uma pessoa tatua uma suástica, símbolo do nazismo de Hittler, é óbvio que ela possui alguma simpatia por movimentos anti-semita. O signo da anarquia é adotado por punks, caveiras por "metaleiros", e demônios por anti-cristãos. Mas cada desenho representa também a personalidade do indivíduo, e é através dos estilos que é possível perceber como essa pessoa se comporta em relação à sociedade.

No mundo da marginalidade a tatuagem também possui um significado próprio. Nos presidiários brasileiros a tatuagem funciona com código entre os detentos, e dependendo do desenho, os outros presidiários podem saber se a pessoa é perigosa, digna de confiança ou homossexual, além de indicar que crime ele cometeu.

Na maioria das vezes essas tatuagens são feitas a força, principalmente naqueles que são condenados por estupro ou crimes contra os costumes, que na cela passam a ser tratados pelos outros como homossexuais de forma passiva.

Os materiais utilizados nessas ocasiões são rústicos, como pregos ou ponta de caneta, e logo, não possuem um belo resultado. Se o detento possui uma sereia, flores ou borboletas, significa que ele é "homossexual". O desenho de um punhal cravado no cérebro, três sepulturas, a imagem da Nossa Senhora da Aparecida e a cruz de carvalho significam que o preso é confiável, e que não delata um companheiro, mesmo sob tortura.

Esses desenhos também designam os detentos de alta periculosidade, como assaltantes a mão armada e assassinos. O desenho de uma cobra tatuada significa que o detento é um traidor.”

Muitos se arrependem de terem se tatuado.

Segundo o Dr. Nuno Osório, Coordenador de Departamento de Laser da Sociedade Brasileira de Dermatologia, nos Estados Unidos cerca de 10% da população masculina adulta apresenta uma ou mais tatuagens.
Destes, aproximadamente 30% têm vontade de removê-las por inúmeros motivos que vão desde dificuldades para obtenção de empregos ao desagrado pelo adorno tatuado ou motivos sociais diversos.

Resumindo:

* Tatuagens estão ligadas a comportamento de risco.

* Tatuagens podem revelar muito sobre alguém.

* Tatuagens trazem símbolos cheios de significados.

* Tatuagens enjoam depois de um tempo.

Segundo pesquisas feitas por sociólogos e psicólogos, existem quatro principais motivos que levam alguém a se tatuar?

1. Pressão do grupo, o medo ser rejeitado pelos amigos.

2. Necessidade de uma identidade definida.

3. Expressão de comportamento rebelde.

4. Influência da moda, principalmente através da mídia.

As implicações bíblicas da tatuagem

Levítico 19:28 – A tatuagem, quase sempre era associada a crença num deus ou religião. Deus a proíbe para o povo de Israel por uma questão cultural. Os cananitas costumavam fazer cortes e tatuagens em homenagem aos mortos! O mundo espiritual não é neutro.

1 Coríntios 3:16-17 – Definitivamente nosso corpo é o santuário de Deus. E não pertencemos mais a nós mesmos. O Senhor não nos permiti, como alguns dizem, fazer qualquer coisa com o nosso corpo, usando erroneamente o princípio de que somos livres.

1 Coríntios 6:20 – Sinceramente. Não penso que alguém que tatue seu próprio corpo esteja glorificando a Deus. E muito menos que esta, por mais religiosa que pareça, expresse num sentido completo (espírito, alma e corpo) que sua vida seja propriedade exclusiva de Jesus.

Êxodo 21:1-6 – Aquele escravo era marcado para sempre em seu corpo, como um sinal de seu amor e obediência irrestrita ao seu Senhor. Todos os que vissem um escravo de orelha furada naquela época, saberiam certamente do que se tratava.

Efésios 1:13-14 – Ao crermos no evangelho, somos marcados com o Espírito Santo. Sendo este o penhor de nossa redenção. No mundo espiritual está marca sim, tem valor!!!

Alguns princípios importantes a serem considerados

* No caso de existir alguém que mesmo após esta ministração, fique em dúvida, será necessário que as seguintes perguntas sejam respondidas positivamente para que a idéia do tatoo se concretize.

A)Meus pais concordam com a idéia de me tatuar?
Pois estes são autoridade sobre os filhos e zelam por eles. Não havendo autorização, incorrerá em rebeldia e desobediência. (Efésios 6:1-3, Colossenses 3:20)

B)É legal?
Se for menor de idade, sem autorização dos pais torna-se ilegal. E as autoridades são constituídas por Deus. Existem também locais sem autorização da lei. (Romanos 13:1-4)

C)Meus líderes concordam?
Deus estabeleceu nossos líderes para nos abençoar e nos ajudar a encontrar a vontade de Deus para nossas vidas. Eles prestaram contas da nossa vida diante de Deus. (Hebreus 13:17)

D)Tenho certeza na minha consciência e no meu coração?
Havendo dúvida ou acusação... é pecado! (Romanos 14:23, 1 João 3:21)

E)A minha motivação é agradar a Deus acima de tudo?
Se vivemos para Deus, devemos então agradá-lo em tudo na nossa vida. E fazer tudo para Seu louvor e glória. (1 Coríntios 10:31)

Tenho tatuagem o que fazer agora?

1.Receba Jesus Cristo como Senhor e Salvador da sua vida.

2.Arrependa-se e peça perdão a Deus por cada uma delas.

3.Ore quebrando toda influência espiritual proveniente de suas tatuagens.

4.Não se deixe seduzir a fazer outras.

5.Instrua outros para que não façam tatuagens e transmita-lhe este ensino.

André Aliende
andrealiende@hotmail.com
www.flogao.com.br/andrealiende

Unknown disse...

Ao nosso amigo "André Aliende": sou cristão há 18 anos (tenho 38) e me congrego na Igreja Batista (Tradicional). Irmão, permita-me uma confissão franca: "és um fariseu"...risos. Há coisas simplesmente dignas de risos nas suas argumentações contra a tatuagem. Minha opinião sucinta: sou a favor, pois não vivemos sob a lei, mas sob a graça, e, a Bíblia fala de tatuar-se tanto quanto fala de viajar de avião, assistir tv, ir ao shopping, ir ao parque temático, à praia, etc. Paremos de "procurar minúcias" em coisas tais como esta, e preocupemo-nos em AMAR o próximo verdadeiramente e glorificar a Deus em nossas atitudes diárias, que, diga-se, estão muito a desejar no contexto "evangélico" do Brasil. Fica na paz. Waldner Almeida

Anônimo disse...

Obrigado Waldner!
Deus abençõe.

Unknown disse...

sou contraria a tatuagem porque na Palavra de Deus diz que nao é para fazermos nenhuma marca em nosso corpo. O cristao principalmente o crente evangelico nao pode ter tatuagem, nao deve ter tatuagem porque o nosso proprio Senhor Jesus ja nos diz na sua Palavra que colocou uma marca em nos, nos nao a vemos mas temos, portanto, ja somos tatuados pelo proprio Pai o Eterno e porcausa desta tatuagem somos identificados por ele o maligno que nos persegue que esta sempre ao nosso redor querendo nos devorar a ve e foge, alem de termos a cobertura do sangue de Jesus sobre nos. Eu sou grata a Deus por tanta protecao!

Unknown disse...

Estava afastado da igreja e graças ao meu bom DEUS voltei para a sua casa , sou um pouco leigo no assunto , mais tenho tatuagem e meu amor por CRISTO JESUS não diminuiu em nada com isso , busquei um pouco de estudo biblico sobre o assunto , relmente DEUS condena a tatuagem Lv 19/28 mais o texto é claro , para não fazermos marcas aos mortos , mais tudo bem tenho tatu e vou fazer outra pois CRISTO falou que nenhuma mancha que vem de fora contamina o homem , mais sim o que saí de dentro para fora , um abraço e fiquem com DEUS.

Anônimo disse...

Bom, sou evangelico, creio muito no nosso senhor, com algumas tatuagens eu não concordo, como imagens, fadinhas, anjinhos... Mas sei que muitas também não tem nada a ve, eu tenho um peixinho escrito IECHUA fora a fora, e não vejo isso como um pecado... Só que existe aqueles cristãos sabe, aqueles crente chato,,, que sempre vão pelas doutrinas da Igreja... Não vejo a TATUAGEM como um mal, um pecado ou algo assim... Cada um tem o seu jeito de viver e sabe o que faz. A unica coisa que acho feio é fazer imagens ou algo parecido... Porque, Deus não vai fala assim, olha a tatuagem dele, haaa esse não é meu filho... Para, pode para, ele vai é olhar pro coração das pessoas...

Hugo Magalhães disse...

Eu não costumo postar em blogs mas de vez em quando...É muito cansativo ver textos bíblicos terem seu sentido tão distorcido! dizem "não façam marcas no corpo" e esquecem de ler o resto do versículo que diz" por causa dos mortos". dizem "o corpo é templo do espírito santo" e não dizem o resto do versículo "portanto não se unam a prostitutas" e muito mais blablabla.
Cadê que lembram de apocalipse 19! e aquela tatoo que Jesus tem na coxa dizendo "Rei dos reis e Senhor dos senhores", ninguém fala dela não? é, talvez seja pq Jesus tem comportamento de risco! "não irmão, isso aí é em sentido figurado" já me disseram. blz, então Deus fica usando uma coisa errada como figura pra dar oportunidade de má interpretação?
e tb, quando diz "bem-aventurados aqueles que tem escrito em suas mãos: eu sou do Senhor".
tatuagem não é, nunca foi e nunca será pecado!
aí aparece agora o carinha radicalizando tudo dizendo "então é pra todo crente tatuar na mão que é do Senhor?".
depois vem o outro dizer "vc tá distorcendo o versículo para satisfazer seu desejo carnal de fazer uma tatuagem!"
"Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: Não toques, não proves, não manuseies? As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens; As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo ,mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne ."Cl 2:20-23

e agora? vemos que existem outras maneiras de "satisfazer a carne" e isso inclui esse zelo obscessivo por uma estética pseudo-santa!

ô irmãozinhos, tem oq fazer não! vão ficar tentando dominar os outros ao seu bel-prazer? nõ tem um folheto pra entregar não? que coisa! deixa o irmão fazer nessa carcaça mortal os desenhos que ele quiser, depois isso tudo vai ser transformado e não vai sobrar nem lembrança! que bobagem!

André L. disse...

As vezes, ser evangélico me estressa mais do que o normal. Essa discussão é no mínimo ridícula. Até quando as pessoas vão continuar patrulhando os detalhes da vida alheia e cair em si e avaliar a própria vida? Falo mesmo rs

Blog Widget by LinkWithin