21.3.07

Clérigos casados

Para amenizar a falta de padres nas paróquias brasileiras, a Igreja incentivou a ordenação de diáconos, um incentivo que levou, nos últimos três anos, a um aumento de mais de 30% no total desses clérigos casados que realizam batizados e casamentos, mas não celebram missas nem ouvem confissões.

Atualmente, 1.829 diáconos são filiados à Comissão Nacional dos Diáconos (CND) no Brasil, o que representa 10% do total de padres do País. O número verdadeiro, no entanto, pode ser duas vezes maior, segundo a CND, já que muitos ainda não se filiaram à instituição.

Mas não é apenas o número que põe o Brasil em uma posição de destaque. Segundo Aldo Natale Terrin, professor de Etnologia Religiosa e História das Religiões da Universidade Católica de Milão, o papel desempenhado pelos diáconos no Brasil revela uma verdadeira revolução do celibato.

"É uma revolução pela base, porque, na prática, eles fazem o papel dos padres", disse Terrin à BBC Brasil. "Países como os Estados Unidos e a França podem até contar com um número grande de diáconos, mas eles não têm responsabilidades tão amplas como as os brasileiros".

fonte: BBC

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin