O governo da China anunciou um novo código de conduta na vida privada para funcionários públicos, em uma tentativa de conter o problema da corrupção no país.
A nova regulamentação, que deve entrar em vigor em 1º de junho, condena atitudes como ter amantes, consumir drogas, sair com prostitutas, abandonar a família, praticar jogos de azar e acreditar em superstições.
Fica proibido aceitar propinas, praticar fraude, enriquecer ilicitamente e ter negócios paralelos à carreira no funcionalismo.
As regras também determinam que os oficiais não podem retaliar ou revelar a identidade dos cidadãos que fazem críticas e denúncias ao governo.
"O código é um sinal de progresso. Há tempos que nós enfatizamos ao governo chinês a necessidade de uma medida preventiva como esta", disse Ran Liao, coordenador de projetos para a China da organização não-governamental Transparência Internacional, à BBC Brasil.
"Como todos os servidores ganham o mesmo salário, sustentar uma amante e participar de jogatina são indícios de que há dinheiro extra. Há uma conexão direta entre jogo, amantes e corrupção", acrescentou.
fonte: BBC
Acreditar em superstições tb será crime. Isso incluiria "rosa ungida", "vale do sal" e afins?
Nenhum comentário:
Postar um comentário