26.6.07

Casa da Moeda Universal

Justiça nega pedido de Edir Macedo para retirar vídeos do YouTube

Segundo o juiz, não há provas de que o conteúdo dos vídeos seja ofensivo à igreja e ao bispo.A Justiça de São Paulo negou pedido do bispo Edir Macedo e da Igreja Universal do Reino de Deus para tirar do ar os vídeos do YouTube em que o bispo explica a pastores como convencer fiéis a fazer doações em dinheiro.

Para a defesa da igreja, a divulgação dos vídeos caracteriza “difamação, calúnia e injúria”.

Os filmetes trazem uma série de reportagens da Rede Globo exibida em 1995, que mostra o bispo, depois de um jogo de futebol, dando lições de arrecadação de dinheiro. O bispo afirma que os pastores têm de ser firmes ao pedir doações: “Tem de ser assim: Você vai ajudar na obra de Deus. Se não quiser ajudar, Deus arrumará outra pessoa para ajudar. Ou dá ou desce”.

O pedido de liminar para tirar o vídeo do ar foi negado pelo juiz Maury Ângelo Bottezini, da 31ª Vara Cível de São Paulo. Ele entendeu que não há provas de que o conteúdo dos vídeos é apenas ofensivo e não tem informações de interesse público. Mas reconheceu que “os danos decorrentes da inclusão das informações repudiadas pelos autores são perfeitamente indenizáveis”.

Outro argumento levantado pelo juiz foi o de que Edir Macedo, apesar de brasileiro, mora em Nova York. Uma possível decisão da retirada dos vídeos pela Justiça brasileira pode não ser cumprida pelos Estados Unidos, o que tornaria o processo “inútil”, segundo o juiz. “É sabido que por outros meios, no estrangeiro inclusive, o acesso aos domínios e endereços eletrônico poderá continuar”, afirmou. Ou seja, o dano à sua imagem pode não ser reparado como ele deseja já que pessoas de outros países podem acessar o conteúdo do vídeo.

Na mesma ação, a defesa do bispo e da igreja, representada pelas advogadas Adriana Guimarães Guerra e Iraci Hirota Rocha, pediam que a Google Earth fosse proibida de usar o símbolo da Igreja Universal no sistema de localização por satélite. O argumento era de que o sinal indicativo da Igreja Universal (pomba e coração) só poderia ser usado com autorização, por estar protegido pela lei de Direito autorais e registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial, o INPI. Esse pedido também foi indeferido.

A ação corre desde fevereiro. Ainda não foi marcado o julgamento do mérito da ação. As advogadas acreditam que nesta ocasião o pedido será aceito, a exemplo do que aconteceu com o Orkut. Neste mês de junho, o site foi obrigado a retirar comunidades e perfis falsos que atacavam a honra do bispo Edir Macedo. A condenação foi confirmada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.

No final do ano passado, a igreja também conseguiu a condenação do Yahoo! para obrigá-lo a filtrar de seu mecanismo de busca a expressão “Igreja Universal do Reino do Dinheiro”. O nome aparecia quando o usuário buscava “Casa da Moeda”. O Yahoo! já recorreu dessa decisão.

fonte: Consultor Jurídico / Gospel +

"Dá ou desce" na hora de ensinar a arrecadar dízimos é palavrão?

2 comentários:

Anônimo disse...

Pois é, tanta gente se preocupando com a bota da AP Valadão... e o bispo passando a sacolinha!

Anônimo disse...

Uma profecia precisa ser cumprida na vida da liderança: garantir a mordomia de cinco gerações, coleção de carros luxuosos, ternos Armani de R$6 mil, compras em miami e a abertura de mega-templos como nos tempos de Salomão... Enquanto num dia desses numa denominação perto de casa me deparei com uma senhora humilde, magra, que se queixou comigo de ter dado até fogão e geladeira pra dona da record. O poder de persuadir somado a teologia da prosperidade e libertação acaba levando a pessoa a auto-condenação, culpa, medo e insegurança "ou dá ou desce" senão Deus não abençoa, quanto mais, maior a benção. Me lembro de uma vez meus pais cairem na conversa comprando uma trombeta de plástico por R$300, foi pela fé, não tinham certeza se conseguiriam cobrir o cheque, enfim cheque compensado, a trombeta foi tocada onde eles desejassem que a janela do céu se abrisse... mas para a infelicidade deles a probabilidade passou longe deles e em meio a milhares de possoas ficaram babando com o testemunho de uma meia duzia que conseguiu comprar um carro do ano, abrir um sacolão, ganhar uma causa na justiça.
Enfim coisas piores aconteceram que prefiro não mencionar, mas consegui fazer uma escolha entre "dar ou descer", preferi descer, porque caí em "apostasia", afinal tinha apenas 15 anos na época. Hoje tenho censo crítico e indagações, contemplo as bençãos de Deus que não são poucas em minha vida quando ouço um som do meio secular como Smiths do Morrissey, a cada respirada de ar, quando dou uma volta no meu fusca 68, quando fico alegre em visitar meus amigos incredulos engodados por suas concupcencias na qual participei e sem dizer uma palavra escuto um comentário de um deles: nossa vejo que vc mudou mesmo heim, "tomando pepsi", e tb quando faço meu proprio almoço e desacredito que fui eu mesmo que fiz pq ficou uma delícia, vejo Deus em tudo isso sem precisar dar sacrificios dizimais de 30,50 e 90%, sem ter que entrar na campanha do martelo sagrado, corrente cinco domingos, corrente dos 70 ou 318, do azeite ungido, do manto santo, sem ter que passar no vale do sal grosso ou tomar o coquetel do amor. Graças a Deus pelo pouco e por buscalo espiritualmente e não através de misticismo como fazem os ídolatras de imagens.

Blog Widget by LinkWithin