25.6.07

Experimentar é preciso

Foi fazendo uma analogia com o filme “The Perfect Storm Halloween 1991”, que Steve King e John Taylor, da Zenith Optmedia descreveram como a cauda longa está afetando nossos negócios e a distribuição de mídia. O maior crescimento em termos de investimento de mídia nos próximos 2 anos se dará na Internet. Isso porque, em média, na Inglaterra, as pessoas estão gastando 21% do seu tempo na web.

Enquanto a circulação paga de jornais caiu 10% nos últimos 15 anos, a Internet teve crescimento em 10%. Em 1940, os ouvintes ficavam 20 horas por semana pertinho do rádio. Em 2020, a previsão é de que os gamers passem 80h expostos aos seus joguinhos e traquitanas. Outro dado interessante, é que no trabalho, 9% do tempo na Internet é consumido na leitura e acompanhamento de blogs. Nos USA, mais da metade da geração de 12 a 17 anos, estão online.

A Ásia é outro exemplo de como a tecnologia pode transformar uma nação - 11% dos chineses estão online. Isso vai dobrar até 2010. 66% já tem acesso a banda larga. Os negócios em games giram em torno de US$1.5 Bilhões. Mas não são só os países ricos ou emergentes que estão correndo por definir seu “cyberspace”. A Etiópia está investindo 10% do seu PIB em facilidades para a internet. Algumas tribos terão o primeiro contato com o mundo exterior graças a esses investimentos.

A pergunta que não quer calar? E como pilotar o barco nessa “tempestade perfeita”? Criando conteúdos, novas formas de distribuição, viabilizando agregados e monitorando resultados, sempre. Tem que entender sua audiência para muito além dos dados demográficos.

A Zenith Optmedia realizou um estudo detalhado para entender qual a contribuição de cada ponto de contato junto ao público inglês. Em primeiro lugar, apareceram os advisores, que oferecem recomendações na web. Depois, o ponto de venda. Em terceiro lugar, o boca a boca. Em 4º lugar se misturam todos os outros (móbile, blogs, etc.). Em seguida vêm os eventos patrocinados e por último, as mídias de massa.

Qual é o ponto de partida? A mídia experimental tem hoje um papel fundamental para gerar o viral. Para isso é preciso criar novas parcerias e colaboração entre empresas que transacionam juntas. É uma nova simbiose. No B2B, B2C e no C2C. Uma relação de interdependência contínua. Disso depende sua marca para sobreviver.

fonte: ABEMD

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