O sr. escreveu um livro inteiro baseado em João 3:16. Há tanta importância assim num só versículo?
Neste caso, há, sim. João 3:16 fornece uma espécie de sumário de ensinamentos cristãos fundamentais. Cada palavra é como uma referência a determinada doutrina essencial do cristianismo.
É possível resumir a vida de Jesus em João 3:16?
Ele ama; ele doa. Nós cremos; nós vivemos. Essas são as grandes ações de Cristo na História. Essas são as questões fundamentais de João 3:16.
Como o senhor lida com a seguinte questão: por que este mundo é tão mau? O que o senhor tem a dizer a uma pessoa que vive lutando com situações realmente difíceis?
O mundo é mau porque não quer saber de Deus. Quando não estamos em sintonia com Deus, também estamos fora de sintonia uns com os outros, assim como nos falta a sintoria interior. A recíproca é verdadeira: gente que está em paz com Deus tem muito mais facilidade para estar em paz com o mundo.
João 3:16 apresenta Deus oferecendo vida e amor eternos. Quem tem sido um bom exemplo desse amor infindável de Deus em sua vida?
Minha esposa, Denalyn. Nunca precisei questionar sua lealdade, nem por um segundo sequer. Ela é totalmente dedicada ao nosso casamento. Sei que ela poderia ter encontrado um marido melhor, mas eu, com certeza, não teria encontrado melhor esposa.
O senhor é bem específico neste livro quando se refere à declaração de Jesus, de que ele é o único caminho para a vida eterna. Há algum outro caminho espiritual que também conduza ao céu? Não seria suficiente viver da melhor maneira possível?
A expressão “que nele crê”, contida no versículo João 3:16 e que se refere a Cristo, exclui qualquer outra forma de acesso a Deus. Apesar de isso parecer um reducionismo, está absolutamente de acordo com o ensinamento cristão, que é singular. Todas as outras religiões colocam o fardo da salvação sobre as pessoas que a buscam. Cristo é aquele que oferece a salvação e toma o fardo sobre si. Ele oferece a salvação como um presente que ele conquistou, e não nós.
Neste novo livro, o senhor dedicou capítulos para tratar da questão do céu e do inferno. Como o senhor acredita que seja o céu? E o inferno?
O céu será a nova terra e novo céu. O Jardim do Éden regenerado. O inferno é o lugar reservado para os rebeldes. As pessoas que passam a vida inteira pedindo a Deus que as deixe em paz terão sua solicitação atendida no inferno.
É possível alguém ser tão pecador a ponto de não poder receber o amor e o perdão de Deus?
De jeito nenhum. A partir do momento que uma pessoa é capaz de fazer uma oração, ela está dentro do escopo da graça de Deus.
Que história é essa de “todo o que nele crê”? O que significa esse “todo”?
“Todo o que nele crê” significa que Deus nos encontra seja qual for nosso estado, nossa situação ou o lugar em que estejamos. “Todo” quer dizer “todo mundo”.
Há alguns meses, o senhor anunciou sua aposentadoria como pastor principal da Oak Hills Church, a igreja que dirige desde 1987. De que maneira isso influenciará seu processo de criação como escritor (primeiro, a pregação; depois, o texto)?
Na verdade, não estou me aposentando. Estou num momento de transição. Passo a exercer um novo papel no ministério do ensino. Continuarei na diretoria da igreja, agora, como membro da equipe de ensino. Acredito que isso me proporcionará mais tempo para escrever.
De que modo a perspectiva da aposantadoria o afetou? É muito difícil baixar o ritmo ou reduzir as atividades? A Oak Hills Church já encontrou um novo pastor para ocupar seu lugar?
Não tenho intenção de me aposentar, mas espero que consiga mesmo baixar o ritmo. É algo muito difícil de se fazer. Ainda não encontramos o pastor que me substituirá.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário