29.8.07

País de analfabetos

Se eu tivesse de responder em uma frase à pergunta “qual a importância da literatura no Brasil”, eu diria: “nenhuma”. É um país de analfabetos. Durante algum tempo, trabalhei na periferia de São Paulo com o grupo de teatro Vertigem. Ali, fiz alguns ateliês e oficinas de criação literária com jovens. Foi a pior experiência da minha vida. Eu me dei conta, não só que as pessoas são analfabetas, mas que o texto não faz parte da cultura brasileira; faz parte apenas de uma cultura de classe média irrisória no país. Mas o texto - e não precisa ser necessariamente literatura - não faz parte do cotidiano das pessoas. Além disso, o Brasil tem uma elite muito grosseira, muito iletrada. Em comparação com a elite de outros países, a brasileira é especialmente ignorante, e cultiva e reproduz a ignorância para os seus filhos. Isso é muito chocante e revoltante.


trecho da entrevista do escritor Bernardo Carvalho no projeto Paiol Literário. Leia +
...

fontes: blog Sopa de Tamanco / Rascunho

Um comentário:

luciana disse...

Infelizmente tenho que concordar, mas essa constatação não é só da periferia não, somente se agrava mais.
Isso vai muito da educação que recebemos em casa. Os pais sempre preferem dar um brinquedo a um livro.
E ler é um hábito.
Hoje o Jacob Grinsburgue (escritor), foi a consulta e sempre rola aquela conversinha antes do Dr. chegar à sala.
Ele disse que me traria um livro na próxima consulta.
Vou ler né não quero contribuir para que essa estatística piore. hehe

Blog Widget by LinkWithin