3.9.07

O segredo da liderança 360º (1)

Se você é das que acreditam que precisa ser presidente ou diretora da companhia para colocar em prática todas suas idéias, esta matéria foi feita para seus olhos. Sabe por quê? É que, enquanto espera aquela tão sonhada promoção, o tempo passa e tudo de bom que você poderia oferecer para a empresa – e o retorno, em reconhecimento e premiações, que isto poderia gerar – vai ficando para trás, se perdendo. Isto não pode acontecer! Você é capaz de mobilizar e liderar seus colegas, e até seus superiores, a qualquer momento. Basta, para tanto, querer e agir neste sentido.

Um dos mais consagrados escritores na área corporativa disse: “Liderança é uma escolha que se faz, não um lugar em que se senta”. O autor dessa frase é o consultor e palestrante, John C. Maxwell, que acaba de lançar no Brasil mais um best-seller, O Líder 360º, em que ensina a qualquer um como exercer um papel de condutor, e não de conduzido. Para tanto, ele desfaz alguns mitos. Como por exemplo, o de que só presidentes têm poder de decisão relevante nas empresas.

Segundo John, “99% de toda a liderança não acontece no topo, mas no escalão médio de uma organização”. E ele ensina: “para ser uma grande líder, mesmo ocupando postos intermediários, como gerente, supervisora ou coordenadora de grupo, o segredo é espalhar sua influência em todas as direções. Você precisa aprender a conduzir seus subordinados, seus colegas de mesmo nível hierárquico e até seus superiores”. Difícil? Nem tanto. O segredo é querer, e muito.

SEJA UM EXEMPLO Antes de mais nada, seja um ponto de referência para quem está abaixo de você na escala da companhia. “O superior deve dar um bom exemplo, que o inferior deve seguir”, já ensinava Confúcio (551-479 a.C.), com admirável sabedoria. Lembre-se: se quer ser vista como uma líder de verdade por sua equipe, não basta falar, é preciso portar-se como tal.

Seu exemplo pessoal é de vital importância para a plena compreensão do que você comunica. “Mesmo fora da empresa sua conduta moral e espiritual será de grande valia na motivação de seus subordinados”, afirma Regina Araújo, consultora comportamental especializada no relacionamento interpessoal em grandes corporações. E ela reforça: “Uma vez tomada alguma decisão, não mude a rota já iniciada. Os empregados esperam constância de sua parte”.

Outro ponto que você deve ter consciência: ter um cargo gerencial em uma empresa exige, muitas vezes, a tomada de decisões desagradáveis para alguns de seus funcionários. A regra, nestes casos, é: seja generosa na medida do possível, mas jamais deixe de fazer algo necessário por receio de despertar raiva contra si. “A verdadeira líder deve ter a coragem de tomar decisões impopulares, demitindo quem não se enquadra, por exemplo, mas não deve permitir que isso quebre a harmonia do grupo ou contamine o ambiente”, aconselha Bruna Gasgon, consultora em comunicação e RH e autora de livros empresariais.

"Para ser uma grande líder, mesmo ocupando postos intermediários, como gerente, supervisora ou coordenadora, o segredo é espalhar sua influência em todas as direções. Liderança é uma escolha que se faz, não um lugar em que se senta" (John C. Maxwell, consultor americano).

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