8.2.08

Furúnculo

Nesses dias em que se comemora o centenário de nascimento de Simone de Beauvoir, filósofa, escritora e companheira de Jean-Paul Sartre, minhas lembranças remetem a um episódio do qual fui testemunha, há alguns anos atrás, quando me dei conta, de forma inusitada, da influência da Simone de Beauvoir.

Eu estava participando de umas reuniões na sede da Sociedade Bíblica Internacional, na cidade de Colorado Springs, Estados Unidos, quando, por recomendação da polícia, as portas daquela organização foram fechadas às pressas.

O alvoroço foi generalizado. Não apenas as portas foram fechadas, mas nenhuma correspondência podia ser aberta. Naquela manhã os funcionários haviam encontrado um pacote com uma Bíblia. E nessa Bíblia havia um furo de bala e um recado: “É isso que vou fazer com todos vocês se levarem adiante o plano de publicação dessa Bíblia feminista.

Esse recado partira possivelmente de alguém da ala evangélica ultra-conservadora daquele país, numa reação às notícias já nacionalmente divulgadas que diziam que a Sociedade Bíblica Internacional, estava em vias de lançar uma Bíblia - “Gender Neutral NIV Bible” ”, que ficou com a fama de “Bíblia Feminista”.

Aquele recado não foi um ato isolado. A Southern Baptist Convention, uma das maiores denominações Evangélicas daquele país anunciou que faria uma fogueira em praça pública com as Bíblias NVI, caso a Sociedade Bíblica Internacional levasse adiante aquela idéia.

Tudo por causa de uma Bíblia feminista. Tudo por causa de Simone de Beauvoir, que teria completado 100 anos em 9 de janeiro de 2008.

Robson Ramos, no blog Mateus 21.

Em nome da "ortodoxia" (ah, são Chesterton!), algumas vozes tb têm-se levantado aqui no país. A intensidade e o desespero dos gritos sinaliza a inópia do grupo. Por enquanto, as balas são de outros tipos: infâmias, traduções via Google e imprecações bobinhas entremeadas por chiliques.

Lembrando a filósofa francesa, "o mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles". Literalmente graças a Deus, o coro dos inconformados aumenta a cada dia. Arriba! =]

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin