A escolha pelas camisas de manga longa, gravatas e ternos mostram que, para o homem evangélico, o bom gosto e o clássico estão em primeiro lugar. Isso nos permite concluir que o que predomina, parte da premissa de que ele se veste, também como forma de representar uma elite com padrões morais, culturais e sociais bem definidos. O homem evangélico é urbanos, casuais, clássicos e não perde a originalidade, e é acima de tudo um homem sensato que se veste transmitindo segurança e maturidade.
Apesar da predominância do clima quente de nosso País, é comum o uso de ternos e gravatas. Mesmo entre o povo evangélico existem correntes que já adotam o uso do paletó ou blazer somente para ocasiões especiais, por entenderem que o composto, terno, paletó e gravata podem representar um desconforto, haja vista que muitas das atividades eclesiásticas são realizadas nos domingos pela manhã. Mas o que se vê não é uma abolição deste costume de se vestir e sim uma adaptação, que mantêm a forma e o registro de uma classe que se veste harmonizada e antenada com a moda atual. Isto não é um privilégio ou uma exigência da membresia e sim uma tendência cultural, assim como os profissionais de direito, os executivos e empresários que pelo rigor de suas atividades e status social, se vêem obrigados a aderir ao terno e a gravata como meios obrigatórios de se apresentarem perante seus clientes e a sociedade de uma forma geral. O homem evangélico também é diferenciado pela sua vestimenta.
Mas tabus interessantes têm sido quebrados, e isso é muito bom, pois mostra a evolução dos hábitos nas vestimentas sem se perder a identidade, o compromisso e a postura de homens que se vestem com diferencial. Tem-se notado as modas atuais, presentes cada vez mais nesse grupo, onde, seguem-se às tendências, os tipos de tecidos mais usados e cortes modernos, tudo combinado com o compromisso que se tem de um padrão de moral e ética que lhe são exigidos.
Afinal mesmo sendo evangélicos eles estão inseridos na sociedade atuando como profissionais liberais nas mais diversas áreas, no meio político, na classe artística, como empresários e sabem se distinguir e até inovar mas sempre combinando beleza, classe e serenidade.
textinho ri-dí-cu-lo no site do Shopping das Gravatas. Lembra os encontrados em certas revistas do meio gospel.
,
colaboração: Ricardo Alves
30.3.08
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário