9.4.08

Pasto universal do reino de Deus

Aedes = desagradável + aegypti = Egito. Proteção divina contra dengue.
Você receberá um cálice com o óleo santo para que todos sejam livres desta epidemia.


O endereço não deixa dúvidas. Catedral Mundial da Fé, na av. Dom Hélder Câmara, digo, av. Suburbana, Rio de Janeiro. Caso seja eleito, não é improvável que Marcelo Crivella tente revogar decreto do ex-prefeito Luis Paulo Conde para devolver à avenida seu antigo nome.

Água benta do rio Jordão, rosa milagrosa, sal abençoado, campanha para trocar o anjo da guarda, lenços ungidos... Não há limites nos expedientes usados pela Igreja Universal para atrair mais pessoas. Qualquer pessoa com conhecimentos bíblicos elementares pode discorrer sobre a falta de embasamento nas Escrituras para a maioria das práticas da denominação. No entanto, a igreja tem sido agressiva nas retaliações e, como resultado, poucos ousam questionar as táticas da organização.

Classificada pela Veja como “a empresa que mais cresce no país”, a Universal é tema controverso até entre os pesquisadores. Para Andeers Ruuth, ela pode ser definida como “Igreja de Supermercado”. O cara vê a placa “pare de sofrer” enquanto passa pela rua, entra no templo, assiste à reunião, dá uma oferta (momento mais importante) e vai embora.

Eduardo Refkalefsky e Cyntia Lima discordam. Para eles, pastores e obreiros trabalham com o intuito de transformar o freqüentador esporádico em fiel assíduo e, claro, dizimista. Seja qual for o trabalho acadêmico, todos concordam num ponto: a ênfase na grana. Para entender um pouco melhor a questão, é necessário voltar aos primeiros passos da caminhada de Edir Macedo no evangelho.

Durante doze anos, ele foi membro atuante da Igreja Pentecostal de Nova Vida, comunidade emergente na década de 60 fundada por Robert McAlister. Segundo relatos, o missionário canadense era tão convincente na hora das ofertas que era comum as pessoas doarem até o dinheiro da passagem do ônibus de volta.

Em seu livro “Dinheiro: Um assunto altamente espiritual”, McAlister revela seu modus operandi: “Durante mais de 25 anos tenho assumido o púlpito com duas coisas preparadas: minha mensagem bíblica e o apelo para as ofertas. Sempre soube que nenhuma das duas pode ser improvisada, resultando quase sempre a improvisação em fracasso”. Macedo foi um bom aluno e hoje tem, digamos, uma espécie de “Livre-docência” na área.

“Antes” e “depois”

Ao menos por um instante, vou deixar Maquiavel quieto e afirmar com indisfarçável satisfação que a Universal é uma das comunidades mais acolhedoras do segmento evangélico. Calcula-se que o exército de obreiros no país tenha mais de 500 mil integrantes. Travestis hipermaquiados e pessoas humildes malvestidas são tão bem-recebidas nos templos quanto uma perua que pisa seus sapatos Prada em outra igreja neopentecostal. Com mais de seis milhões de membros, a igreja tem um histórico enooorme de vidas transformadas, especialmente nos extratos marginalizados.

Com perdão pelo clichê, é possível afirmar que a Universal foi um divisor de águas no protestantismo brasileiro. A igreja completou 30 anos em julho do ano passado e construiu um império de comunicação com 23 emissoras de TV e 40 de rádio. Reportagem da Folha de S.Paulo que provocou uma enxurrada de processos orquestrados revelou que a holding macedônica tem ainda outras 19 empresas registradas em nome de 32 membros da igreja, na maioria bispos.

A ascensão da Universal promoveu no Brasil um matrimônio quase indissolúvel. Após seu crescimento vertiginoso, o termo “dinheiro” com freqüência vem à mente quando alguém ouve a palavra “evangélicos”. Pelo mesmo raciocínio simplista, pastores são confundidos com charlatões. Várias igrejas chamadas “tradicionais” tiveram de alterar o discurso na hora de recolher dízimos e ofertas para não serem confundidas com a denominação que mais deslustrou a imagem do rebanho verde-amarelo em toda a história. Pesquisa do Vox Populi de 1996 mostrou que a IURD é a mais desaprovada das grandes instituições brasileiras, com apenas 17 % de aprovação. O índice é menor até que o do Congresso Nacional. Fogueira nada santa.

Meu coração era preto

Alguns episódios contribuíram para enodoar o prestígio da Universal. Em 12 de outubro de 1995, o então bispo Sérgio von Helde cismou de dar chute numa imagem de Nossa Senhora Aparecida em pleno feriado da Padroeira. As imagens transmitidas na noite seguinte no Jornal Nacional provocaram um verdadeiro deus-nos-acuda. Trocadilho à parte, não houve socorro divino capaz de consertar a pisada na santa, digo, na bola.

O prejuízo doeu numa parte extremamente sensível da denominação: o bolso. Grandes anunciantes cancelaram contratos com a TV Record e houve queda no número de freqüentadores, especialmente no México e na Espanha. Segundo Macedo, von Helde atrasou o trabalho da igreja em dez anos. Em 2006, ele saiu da Universal em razão de novos chutes, desta vez no sentido figurado. Após ser punido por maltratar outros pastores, ele se desligou da igreja.

No final do mesmo ano de 1995, a TV Globo exibiu também no Jornal Nacional o vídeo que mostra momentos de descontração de Macedo e alguns pastores. Após uma partida de futebol, o líder da Universal ensina como pedir ofertas e inscreveu nos anais da trajetória do rebanho a indefectível expressão “dá ou desce”. Nem o sabonete de arruda foi capaz de retirar a mácula na imagem da instituição e até hoje o vídeo é hiperacessado no YouTube.

A guerra aos umbandistas é uma das grandes e controvertidas marcas da Universal. Ao mesmo tempo que combate as religiões afro, se apropria não apenas de expressões do dialeto do candomblé, como coloca os pastores de roupa branca nas chamadas “sessões de descarrego”. Após inúmeros protestos e processos, o grau de beligerância arrefeceu um pouco, porém a intolerância continua em alta. Uma confissão ligeira: nunca compreendi o fato de, a despeito do extenso know-how em práticas exorcistas, nunca terem obtido sucesso em afastar a única entidade cujo nome foi revelado por Jesus: Mamom.


Uma nova história

A despeito do sucesso empresarial, a comunicação tem sido um calcanhar-de-aquiles na organização. Sobram números e falta influência, num simulacro perfeito do que acontece com o povo de Deus. Por exemplo, publicam o jornal com maior tiragem do país e raramente uma linha ultrapassa as fronteiras dos templos de gosto duvidoso.

No ano passado, toda a mídia fez estardalhaço com o lançamento de “O Bispo: a história revelada de Edir Macedo”, publicado pela Larousse. Diretor de jornalismo da TV Record, Douglas Tavolaro incorporou o espírito “reescrevinhador” de Ali Kamel e amalgamou novas versões para cada uma das nódoas com veleidades e irrelevâncias sem-fim. Entidades ecológicas deveriam protestar com o destino triste de tantas árvores. O livro não vendeu o esperado nas livrarias e, claro, fez sucesso nos templos da igreja.

É provável que um livro de receitas de dona Ester (esposa de Macedo) obtivesse o mesmo patamar de vendas. Ao menos, seríamos poupados da constrangedora tentativa de transformar Macedo em mártir por conta de sua prisão em 24 de maio de 1992. Os mártires do cristianismo não merecem tamanho vitupério.

A lua-de-mel com a mídia durou somente o período em que a igreja obteve espaços generosos para divulgar a obra soporífera e chapa-alva de Tavolaro. Atualmente, chamar a denominação de “seita” já é suficiente para render um processo contra quem cometeu tal “heresia”. Penso que deveriam se preocupar bem mais com as palavras que irão ouvir naquele dia em que os bodes serão separados das ovelhas.

No poema “O guardador de rebanhos”, Alberto Caeiro afirma que “pensar é estar doente dos olhos”. Que o Eterno Guardador do rebanho continue velando e abençoando cada uma das dedicadas ovelhas de seu pasto universal. Afinal, nas palavras do poeta “a única inocência é não pensar...”.

este é o texto que deve ser publicado na próxima edição da revista Eclésia. Obviamente, duas páginas não são suficientes nem p/ tocar na superfície de um tema c/ tantas implicações. Coloquei alguns links p/ quem quiser saber (e ver) um pouco +.

16 comentários:

Marco Alcantara disse...

Escrevi algo sobre zumbização e falta de vontade de fazer o que realmente importa.

Talvez os verdadeiros demonios sejam os políticos da universal que estão lá só para ter o poder nas mãos.

Sendo que entendo que o único poder que é limpo é aquele que é puro serviço aos outros.

vitorferolla disse...

Gostei do texto, falou tudo sem medo!


Realmente é triste que as pessoas automáticamente liguem os evangélicos aos pregadores da IURD.


Abração Pava
Fique na Graça!

Maya disse...

"Ai daquele por quem me vem o escândalo."

Anônimo disse...

Belo texto, Sérgio!

Rodolfo ortiz

Anônimo disse...

"Penso que deveriam se preocupar bem mais com as palavras que irão ouvir naquele dia em que os bodes serão separados das ovelhas".
O Senhor Jesus deixou claro que esses tais irão diante dEle e se vangloriaram dizendo que fizeram tudo em seu nome, Jesus deixa claro que não os conhece, apartai-vos de mim, raças de víboras.
Os evangélicos que pregam de maneira verdadeira o Evangelho e não usa o Evangelho, devem sempre com critério e sabedoria não se identificar com tais grupos religiosos que só envergonham o nome de Cristo, e causam confusão no rebanho de Cristo. A Deus toda honra e glória

Aristarco disse...

Excelente texto! Lúcido, claro e sem afetação.

Nada de novo para quem tem o olhos e a mente em funcionamento normal, mas uma chamada necessária diante do silêncio que se faz em meio à liderança evangélica.

Palavras contundentes de um profeta erudito, mas ainda tímido, para um povo que escolheu colocar vendas nos próprios olhos.

Anônimo disse...

Muito bom o seu texto, Sergio!
Sou pastor e tenho muito cuidado quando tenho que falar em dinheiro no culto. Principalmente depois que a IURD e outras, conseguiram passar aos não evangélicos, uma pessima imagem. Ou seja, que os pastores só querem o dinheiro das pessoas, estão mais preocupados em suas carteiras que nelas proprias. E lhe asseguro que, definitivamente este não é o meu caso e nem da igreja da qual faço parte do seu colegiado de pastores.

Aliás, Martinho Lutero em uma de suas teses, já dizia há quase 500 anos atrás que,
"54. Ofende-se a palavra de Deus quando, em um mesmo sermão, se dedica tanto ou mais tempo às indulgências(hoje, dízimos e ofertas)do que a ela.

Dia desses, tive o privilégio de poder ouvir numa pregação, do grande Pastor RICARDO GONDIM sobre formas de pescaria. Onde ele dizia que há os que têm critérios ao pescar, tendo o cuidado de usar um anzol, uma rede, e pegam menos peixes mas preservam o meio ambiente, o ecosistema, a natureza. E há os que não estão nem um pouco preocupados com nada disto. São esses, os que pescam dinamitando os rios, os mares.
Só querem os peixes. E o meio em que eles e os outros seres vivem, que sejam "detonados"
Pra mim, esses se acham inteligentes hoje mas amanhã descobrirão que eram "burros"(sem nenhuma ofensa ao animalzinho que tanto me serviu lá no Ceará) pois destruindo o meio em que os peixes vivem, logo, não os terão mais.
Talvez seja isto que tais denominações estão fazendo.

Um dia, ainda acabar-se-ão as "dinamites!" E espero que seja antes de se acabarem os rios, mares e seus PEIXES!

Amplexos!

nandalimapb disse...

Caramba!

Sintetizou bonito tudo o que eu penso sobre essa praga social.

Meu sonho de consumo é que todos leiam esse texto e pensem 1000 vezes antes de financiar esses !@#$% de crimes morais e espirituais.

:-)

Anônimo disse...

voces precisam se converter jesus esta voltando e eu faço uma pergunta pra onde vai a sua alma? por que vc não se preucupam em agradar a deus e servi-lo ao invés de ficarem falando mal da religião das pessoas no juizo final voces é que vão prestar conta de cada palvra escrita neste site

Fábio disse...

Para aqueles que quiserem aprofundar seu conhecimento sobre os bastidores (e modus operandi) da IURD (e muitas das neopentecas de hoje em dia), recomendo a leitura do livro: BISPO S/A, de Odêmio Antonio Ferrari.
Leia sobre e compre

Abraço!

Unknown disse...

É OBRIGATÓRIO que todos que possuam ORKUT entrem na comunidade EX OBREIROS , lá os Srs terão centenas ou milhares de depoimentos de pessoas que foram e algumas q ainda são obreiras, vcs se assustarão com tudo o q tiver alí, e é tudo verídico pois são pessoas que conheceram os bastidores dia a dia.

Lúcio Cardoso disse...

O inimigo de nossas almas age com impeto na area financeira. Os pessimos exemplos de dirigentes evangelicos, nao so na IURD, faz com que alguns cristaos questionem o dizimar e o ofertar no Reino de Deus. Na verdade, a despeito das disfuncoes religiosas, devemos nos manter sempre fieis e liberais em nosso semear. Paz do Senhor aos puros de coracao.

Anônimo disse...

meus caros amigos é muito bom pegar nas falhas e no que aos nossos olhos tem de mal e condenar a instituição, eu sou ex obreiro, eu estive do lado de pr. e sei o que se passa nos " bastidores da iurd" e nem tudo o que falam ai ou o que no texto publicado seja tudo verdade. vocês parem e meditem no que falam, ex pr, ex obreiros, ex bispos, quando estes falarem perguntem a eles o que lhes levou á iurd, e como e que eles chegaram a esses postos. pergunmtem se a caminhada é facil para lá chegar. é muito bonito falar-mos criticarmos, e, o trbalho que eles têm feito, isso não conta,nos pedimos uma visita eles não cobram , vamos fazer um casamento nos não pagamos, qualquer serviço a gente não paga, mas se você for á trdicional tem pagar tudo e mais alguma coisa e mais e você é descriminado se não for o filho de fuulano tal, ou se não frequentar a rotina direito, ou se não pagar as custas todos os anos. MEUS AMIGOS PENSEM ANTES DE FALAR. E PENSEM TAMBÉM QUE AQUELES PALHAÇOS E VIGAIRISTAS QUE VOCÊS CHAMAM, 99,9% DELES JÁ NÃO VEÊM A FAMILIA NOS CASOS QUE EU CONHEÇO Á MAIS DE OITO ANOS. PRIMEIRO CONHEÇAM E DEPOIS COMENTEM. O SITE DELES ESTA ABERTO 24 HORAS POR DIA.

Anônimo disse...

SOBRE VOCE QUE FEZ ESTE COMENTARIO SOBRE A IGREJA UNIVERSAL....MEU QUERIDO DEUS TENHA PIEDADE DE VOCE , PORQUE VOCE NAO SABE O QUE FALA... EM PRIMEIRO LUGAR QUEM E VOCE, OQUE VOCE FEZ, COMO ESTA SUA SUA VIDA,,, SE O BISPO MACEDO INSPIRADO POR DEUS CRIOU ESTA IGREJA FOI COM A MAO DE DEUS, SENAO NAO ESTARIA DE PE ATE HOJE... SOBRE OFERTAS DIZIMOS LEIA A BIBLIA. JESUS ELOGIOU A VIUVA QUE DEU A OFERTA QUE ERA DA SUA ALIMENTACAO LUCAS 21, VOCES QUE SE DIZEM EVANGELICOS E CONCORDAM COM UM TEXTO DESTES CRIEM VERGONHA.... PORQUE A IGREJA DE VOCES ATE HOJE NUNCA FEZ NADA,,,, O EVANGELHO NO BRASIL ERA UMA COISA ANTES DA UNIVERSAL HOJE E OUTRA TENHA SANTA PACIENCIA,, ESTA S CRITICAS SO PODE SER INVEJA .. LEIA MATEUS 5-10

aquilino disse...

ESSA IGRE...OPA NAO PODEMOS CHAMAR ESSE MOVIMENTO DE IGREJA,POIS A IURD E O GRANDE LIXAO DO DIABO.ELES, SEUS "LIDERES SAO MUITO BEM TREINADOS,PARA OFERECER O QUE HA DE PIOR NO REINO DAS TREVAS.PRA QUEM GOSTA D LIXO E UM BOM PRATO.

Anônimo disse...

Graça e Paz a todos!

Fiquei um tanto preocupado com o tom das palavras acima, por isso resolvi pronunciar-me.
O autor deste artigo, não somente falou com propriedade como com muita segurança expõe dados históricos que elucidam e dão todo o sentido para as práticas do Bispo Macedo.
É claro que um texto como este não poderia conter apenas palavras de know-how informativas, pois é um texto crítico às más práticas da liderança da IURD.
Em nenhum momento senti que o autor duvide das conversões que acontecem e aconteceram dentro da mesma, por isso não entendi o porque que os amigos, colegas, irmãos ou os próximos acima, responderam (alguns!) com tanta raiva e ofensa. Concordo se estivessem escrevendo e mostrando que algumas frase fora de contexto trairiam prejuízo ao autor ou ofenderiam algum leitor. No entanto não era motivo para tamanha ira.
Creio que o intuíto de Cristo, seja na fundação da Universal, seja nas revelações dos pecados ocultos dos dirigentes das mesma (e isso também acontece em todas as outras religiões e denominações.), seja nas críticas postadas, seja na palavra pregada é que a sua paz seja extendida aos corações dos seus filhos amados. Então a questão é: temos paz diante de Deus e dos homens para continuarmos tal discussão ou julgamentos? Deus nos abençoe.

Dr. Marco Reis - Equipe Pastoral da IPBSBO

Blog Widget by LinkWithin