20.5.08

Dossiê acadêmico: pós-modernidade



1) "Encontros para a nova consciência" uma experiência religiosa da cultura pós-moderna?

Tese de Mestrado em Ciências da Religião, defendida por Vanderlei Albino Lain na Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP

O Encontro para a Nova Consciência ocorre em Campina Grande (Paraíba Nordeste do Brasil), desde 1992, durante o período de carnaval, tornando-se palco de um atrativo e intrigante acontecimento, não tão facilmente visto em outras partes do mundo, atualmente. Ao observar as particularidades marcantes desta experiência religiosa, em tamanha diversidade, o autor caracteriza-o como sendo um fenômeno religioso pós-moderno. Estudando os elementos relevantes que se observam neste Movimento, a partir das contribuições de teóricos contemporâneos que refletem sobre o fenômeno religioso, buscou-se apresentar esta experiência como um espaço significativo da vivência religiosa dentro da cultura pós-moderna.

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2) Ensaio sobre a família pós-moderna

Tese de Mestrado em Ciências Socias, defendida por Samuel Magoji Sanda na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP

A presente tese teve como objetivo estudar, por meio de uma perspectiva interdisciplinar, a família pós-moderna, dialogando com dois filmes Casamento Grego (2002) e Um Grande Garoto (2002). O estudo consistiu de uma breve reflexão histórica sobre o papel da família desde a sua ascensão no século XIX até a atual época, em que as instituições encontram-se em crise ou desordem. Parte-se da premissa que a crise pela qual a família está passando é provocada, em parte, pela cultura narcísica que tem produzido jovens adultos que, ao colocarem o desejo como papel central em suas vidas, são incapazes de assumir responsabilidades, preferindo relacionamentos virtuais que possibilitam situações mais românticas e satisfatórias.

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3) A esfera privada na pós-modernidade : uma análise a partir de práticas na internet

Tese de Mestrado em Comunicação Social, defendida por Marta Helena Dornelles Tejera na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

O objetivo deste trabalho é propor uma reflexão sobre a esfera privada na atualidade, valendo-se da premissa de que, na pós-modernidade, o princípio de privacidade constituído como tal e erigido especialmente no século XIX, não se mantém. A análise será feita levando em conta as práticas verificadas na Internet e que se mostram como indicadoras de que, nos dias de hoje, o espaço privado percebe um outro formato. Partindo dos pressupostos da Sociologia Compreensiva pretende-se verificar manifestações sociais passadas e atuais e a maneira como a dicotomia público/privado foi percebida até os dias de hoje.

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4) Ficção científica , cibercultura e pós-modernidade: velocidade e religião no discurso cinematográfico de David Cronenberg videodrome e eXistenZ

Tese de Mestrado em Comunicação e Semiótica, defendida por Maria das Graças Teixeira de Araújo Góes na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP

A pesquisa foi consagrada ao estudo às produções cinematográficas Videodrome e eXistenZ de David Cronenberg. Essas películas estão inseridas no gênero ficção científica, que, na contemporaneidade, adquiriu características peculiares ao representar o presente com conotações futurísticos, como conseqüência de a técnica estar inserida em todos os setores societários. Ao retratar o contexto cultural de época, através de narrativas metafóricas e de imagens bizarras e surreais, os filmes demandam uma análise do pósmodernismo, da cibercultura e da velocidade como processo social-histórico, concretizado sem discurso legitimatório.

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5) O consumo de luxo: uma compreensão da experiência de mulheres na pós-modernidade

Tese de Mestrado em Psicologia Clínica, defendida por Ana Carolina Caldas Alves na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP

Este trabalho visou a compreender significados do consumo de luxo para mulheres da geração X, isto é, nascidas entre 1968-1978, moradoras da cidade de São Paulo, com renda mensal familiar acima de R$ 10.982,00 e que consumiram no último ano pelos menos três marcas que elas consideravam de luxo. Como forma de acesso ao empírico, a autora recorreu ao conceito de identidade narrativa.

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6) A recepção da pós-modernidade : análise das diretrizes gerais da ação evangelizadora da Igreja no Brasil de 1996 a 2006

Tese de Mestrado em Ciências da Religião, defendida por Genion Bezerra da Costa na Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP

Este é um estudo sobre a recepção da pós-modernidade nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil publicadas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil nos documentos 54, 61 e 71 de 1996 a 2006. Inicialmente o estudo caracteriza em linhas gerais a modernidade e a pósmodernidade. Depois apresenta o histórico e estrutura dos documentos. Finalmente analisa os documentos, demonstrando sistematicamente o pensamento dos bispos do Brasil desenvolvido nas Diretrizes Gerais. O estudo caracteriza o tipo de recepção que é dada à pós-modernidade nos documentos. A pesquisa classifica indicadores da pós-modernidade encontrados nos documentos e visa mostrar a compreensão que é dada pelos documentos da Igreja à pós-modernidade, especificamente nas orientações práticas para ação evangelizadora e pastoral.

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7) Movimento moderno e pós-modernismo: as naturezas sobrepostas de Berlim

Tese de Mestrado em Urbanismo, defendida por Pedro Sória Castellano na Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-CAMP

A presente pesquisa tem como objetivo uma reflexão sobre as diferenças fundamentais entre o modernismo e o pós-modernismo ao mesmo tempo em que busca analisar de que forma teorias tão distintas de cidade comportam-se em um determinado tecido urbano. Para desenvolver-se, o trabalho utilizou a cidade de Berlim como palco, bem como duas Exposições Internacionais de Construção que ocorreram na capital alemã em períodos distintos da história: a primeira no pós- Segunda Guerra durante a década de 1950 denominada Interbau, e a segunda, já com a cidade dividida pelo Muro, no final da década de 80, chamada IBA.

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8) Religiosidade e educação no contexto da pós-modernidade

Tese de Doutorado em Educação, defendida por Marcos Sandrini na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Há um revival religioso no mundo. Alguns o interpretam como uma revanche do religioso após muito ateísmo. Outros, ao contrário, o interpretam como o seu último grito de vida. Nossa tese quer abordar a mútua interpenetração entre religiosidade, educação e pós-modernidade. A modernidade não soube dialogar com a religião e, ao mesmo tempo, a religião a condenou. Será que na pós-modernidade continuaremos com este estranhamento?

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9) Todos os homens : nomes na caverna: uma trilogia de sombras

Tese de Doutorado em Letras, defendida por Jacqueline de Faria Barros na Universidade Federal Fluminense - UFF

O Bem agostiniano como princípio para o consciente da História. A Palavra está no corpo mas a aura, o Bem não é pós-moderno. No subconsciente e no inconsciente das narrativas saramaguianas está o Mal e leituras são possíveis. O espírito é a palavra e a palavra é o Bem. Ou O Bem em Santo Agostinho e a representação da ausência do Bem em José Saramago. O simulacro das não-verdades, o Mal e a pósmodenidade. Estudo dos romances O Homem Duplicado (2002), Todos os Nomes (1997) e A Caverna (2000).

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