11.5.08

A Pobreza, A Feiticeira e O Equívoco

Assim diz a Bíblia de Estudo Batalha Espiritual e Vitória Financeira em um de seus tópicos:

Pobreza é escravidão! Ela amarra as pessoas, impedindo-as de terem as coisas de que necessitam. A pobreza leva à depressão e ao medo. Não é a vontade de Deus que você viva na escravidão da pobreza. É hora de Deus acabar com a escravidão das dívidas e da pobreza no meio de seu povo! É chegado o momento da liberação de uma unção financeira especial, que quebrará as cadeias da escassez e o capacitará a colher com abundância.

Na tentativa de descobrir que palavras teriam inspirado o comentarista a redigir esta nota, descubro ser impossível conciliar a honestidade intelectual do escritor e a Mensagem do Evangelho. Não há como extrair das falas e da vida de Jesus uma explicação tão rasa do problema da pobreza. Justo o nazareno, que insistiu em dizer que seu Reino não era deste mundo.

Busco, então, entender o que se passa. Não teria o autor em questão, por engano, comentado uma peça de ficção? Isso mesmo! E se, por exemplo, Edmund - o garoto curioso das Crônicas de Nárnia - tivesse preservado algum livro sagrado da Feiticeira antes da destruição de seu império por Aslam, o Leão?

Por excesso de zelo, C.S. Lewis não teria divulgado o teor dos oráculos da Feiticeira Branca, nem mesmo dado o brilho de sua pena a tais palavras, contudo seu segredo foi guardado por não muito tempo. Então, o influente comentarista teria tido acesso aos oráculos da Rainha Jadis e, equivocadamente, comentado-os em sua Bíblia de Estudo Batalha Espiritual e Vitória Financeira!
Nessa hipótese, suponho que os textos da rainha má a que teve acesso o autor diriam algo como:

E vendo Jadis as multidões, subiu à parte alta de seu palácio. Vendo que falava a rainha, calaram-se seus súditos; ela passou a ensiná-los, dizendo:
Felizes os moral e intelectualmente elevados, porque o mundo a eles pertence.
Bem-aventurados os inabaláveis, porque não necessitam de consolo.
Bem-aventurados os que não toleram oposição ao triunfo de sua causa, pois destes é a terra.
Abençoados os que fabricam justiça para si, porque têm seu coração farto.
Felizes os que não toleram o erro, pois se alimentarão de sua perfeição.
Abençoados os de reputação intocável, porque me agrado de sua boa fama.
Bem-aventurados os soldados que militam pelas causas e vontades de sua Rainha, me orgulho de tais súditos e os tenho como filhos.
Bem-aventurados os que impõem sua própria justiça ao ímpios rebeldes, porque têm lugar junto aos de espírito elevado.
Felizes são quando, por minha causa, revelarem publicamente os enganos dos infiéis e seus motivos desprezíveis, e os buscarem em seus refúgios.
Alegrem-se de coração e festejem com toda alma de vocês, porque grande é sua prosperidade; pois assim fizeram os que vêm agradando minha dinastia há séculos.

Outras hipóteses? Aceito sugestões.

Um recado do pastor Mala Feia: você pode adquirir a Bíblia de Estudo Batalha Espiritual e Vitória Financeira clicando aqui.

Os oráculos da Rainha de Gelo AINDA não estão disponíveis para venda.

Tiago Meireles, no Varal das idéias.

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin