31.5.08

Quando a luz dos olhos meus

Autor cego se inspira em Vinícius de Moraes

"Quando você perde a visão aí que você percebe o grande absurdo que é o preconceito de cor", afirma o autor Glauco Mattoso ao se referir a um de seus trabalhos sobre o racismo, no qual teve que utilizar as próprias lembranças da época de garoto, quando ainda enxergava, para conseguir escrever. O poeta conta como se inspirou na canção "Pela Luz dos Olhos" de Vinícius de Moraes para fazer este texto em prosa.

Conheça a história do escritor no quadro "Olhar Literário". A apresentação é de Arthur Nestrovski.

O escritor explica que seu trabalho é voltado para o "racismo às avessas", pois ele se baseia na história de um menino branco apaixonado por uma garota negra e sobre a família dela que é contra esse relacionamento.

Pedro José Ferreira da Silva usa um nome artístico, que é um trocadilho com "glaucomatoso", pois o poeta é portador de glaucoma, doença congênita que lhe acarretou perda progressiva da visão, até a cegueira total em 1995.

Glauco Mattoso é um dos autores de "Aquela Canção - 12 Contos Para 12 Músicas", uma obra na qual os escritores compõem suas narrativas em contraponto com a memória das letras e melodias. O volume é acompanhado de um CD da gravadora Biscoito Fino, com todas as 12 canções, interpretadas por Milton Nascimento, Gilberto Gil, Miúcha, Zélia Duncan, Mônica Salmaso, Maria Bethânia e Paulinho da Viola e Marisa Monte, entre outros.

fonte:
Folha Online

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin