3.6.08
Jesus freireano
A pedagogia libertadora das Parábolas de Jesus: uma leitura à luz do método freireano
Tese de Mestrado em Ciências da Religião, defendida por Darci Donizetti da Silva na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP
O conteúdo da pesquisa foi instrumentalizado em torno de uma leitura freireana do método pedagógico libertador das parábolas de Jesus. Para tanto, num primeiro momento se fez necessário conhecer o pedagogo Paulo Freire, sua vida, sua imersão na história e a emersão de seu método como transfiguração de uma realidade opressiva e marginal. Do conjunto do seu pensamento foi alçado algumas categorias a partir de três eixos: o homem como sujeito histórico e que imergi em sua realidade para dela emergir como homem livre; capaz de exercer sua capacidade criadora conscientizar-se, não para a opressão, mas para o diálogo que gera através da denúncia e do anúncio a comunhão e a liberdade. O segundo momento abordou uma visão do Jesus histórico, a evolução das pesquisas sobre a sua pessoa, o contexto em que as parábolas surgiram e o método parabólico em si, em vista de se demonstrar uma interpenetração de temas e a importância que isto tem para uma compreensão das contribuições que um realiza ao outro.
Clique aqui para ir ao texto completo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário