Brasil: Igreja Universal do Reino de Deus suspeita de lavagem de dinheiro
A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) está a ser investigada pelas autoridades brasileiras por suspeitas de branqueamento de capitais, envolvendo empresas suas, noticia hoje o jornal Estado de São Paulo.
Para fugir ao fisco (Receita Federal), a Igreja terá remetido divisas para o estrangeiro, que eram posteriormente recambiadas para o Brasil e aplicadas em empresas controladas pela IURD, segundo a investigação conduzida pelo Ministério Público Estadual (MPE), relatada no diário brasileiro.
A IURD tem como grande fonte de receitas o chamado "dízimo dos fiéis" - 10 por cento do rendimento mensal de cada um dos crentes.
A mesma fonte adianta que a Justiça de São Paulo já decretou o levantamento do sigilo bancário e fiscal de empresas e pessoas acusadas de participar no alegado esquema de branqueamento de capitais.
Existente há 20 anos, a IURD está presente actualmente em 172 países.
Em Portugal, onde já tem 120 templos, está em curso a construção de uma catedral para 3.500 pessoas; uma outra para 3.000 fiéis passará a funcionar no final de 2008 no Porto, segundo revela o seu líder e fundador, Edir Macedo, no recente livro "O Bispo".
A maior sede internacional da TV Record, canal de propriedade do líder religioso, está em Portugal, onde a emissora funciona num prédio de mais de 1.000 metros quadrados.
A base em Lisboa exibe os programas em todos os países europeus via cabo.
fonte: RTP
colaboração: Whaner Endo
No meio da sujeira toda, ao menos o capital está sendo branqueado. =]
Leia +
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
branqueamento do dinheiro, esta foi ótima.
Postar um comentário