1.6.08

Tem culpa eu?

UBE - Quem é o irmão Sérgio Pavarini?

Sérgio Pavarini - Nas palavras de Álvaro de Campos (Fernando Pessoa):

Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.

UBE - Com entrou foi seu primeiro contato com a ferramenta blog

Sérgio Pavarini - Há 9 anos edito newsletters semanais. O blog foi o passo natural p/ diminuir o espaço entre as edições e estreitar ainda + o relacionamento c/ os leitores. Em abril, o PavaBlog# completou 2 anos. A newsletter PavaZine# tem hj + de 150 mil leitores, boa parte fora do rebanho.

UBE - Que as sugestões daria para a UBE?

Sérgio Pavarini - Listei 10 "mandamentos" p/ cristãos blogueiros:

1- Use linguagem coloquial

Guarde a "paz do Senhor" p/ a igreja e esqueça eventuais títulos hierárquicos. "Blog do apóstolo-arcanjo João Imaculado" não é uma boa pedida.

2- Mantenha o tom bem-humorado

A blogosfera é um ambiente caracterizado pela informalidade. Não tente transformá-lo numa catedral.

3- Esqueça o discurso triunfalista

O papo de "blogueiros cristãos unidos vão mostrar a força do Evangelho etc." é pura perda de tempo. Qq blog c/ fotos pornôs terá em alguns meses + audiência que toda a blogosfera cristã obterá nos próximos dez anos.

4- Seja generoso

Nunca se esqueça de colocar eventuais fontes e links nos posts. Visite outros blogs, deixe seus comentários e elogie todas as vezes que curtir algo que leu. No entanto, não coloque o endereço do seu blog nos comentários p/ não transformá-lo em mera propaganda.

5- Respeito à diversidade

Não transforme o bolgroll em lista das congregações do presbitério. Nem todos os seus leitores terão as mesmas preferências que as suas.

6- Converse com estranhos

Por trás de cada blog há uma pessoa c/ sentimentos, carências, problemas e conhecimento em dvs áreas. Nunca desperdice a chance de compartilhar idéias. Vc sempre será o + abençoado.

7- Seja você mesmo

Resista à tentação de criar um personagem, mostrando algo que não é e qualidades que não tem. Ao contrário dos jornalistas, os leitores sempre sabem separar o joio do trigo.

8- Destrua os muros

A blogosfera é um ambiente sem barreiras geográficas, sociais ou qq outras. Se deseja falar apenas c/ gente que deve pensar como vc, desista do blog. Nem na igreja vc vai conseguir isso. Graças a Deus!

9- Maracujina na veia

Alguém discordou de sua opinião? Nada de amaldiçoar o cara ou vetar o comentário. Combata idéias, jamais pessoas. Sempre.

10- No capricho

Qq que seja o estilo do blog, faça o seu melhor. Em várias áreas, "cristão" ainda é sinônimo de "medíocre". O melhor selo que seu blog pode ostentar é o reconhecimento dos leitores.

UBE - Fale-nos de seu trabalho na revista CristianismoHoje.

Sérgio Pavarini - Colaboro regularmente c/ várias revistas e sites. Desde o início, sempre escolhi temas e abordagens diferentes das convencionais. Não tenho soluções p/ os problemas da igreja, mas compartilhar angústias e inquietações abre o debate e amplia a reflexão.

UBE- Em poucas palavras e de forma geral, como o irmão percebe a igreja evangélica no Brasil
Sérgio Pavarini - Imatura, sectária, míope e irrelevante na maioria dos setores. Como escrevo há algum tempo e milhares de pessoas lêem meus textos, tenho uma parcela enooorme de culpa nesse quadro. Não fosse a maravilhosa graça de Deus...

UBE - Faça suas considerações finais

Sérgio Pavarini - Os cristãos já foram conhecidos no Brasil como o "povo do Livro". Hj sequer lemos a Bíblia. Sou apaixonado pela leitura e uso regularmente o blog p/ incentivar as pessoas a lerem +. Sugiro aos blogueiros relacionar no blog os livros que estão lendo, recomendar obras que curtiram ler e ajudar os leitores a desenvolver esse hábito essencial. Como disse o Mário Quintana, "Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas; os livros só mudam as pessoas".

11 comentários:

Anônimo disse...

Adorei a entrevista.Pessoa lúcida e generosa.Está coberto de razão.

luciana disse...

"Apóstolo-Arcanjo João Imaculado" é ótimo!! hehe

Adoruuu vc, Pava!!

Anônimo disse...

alias, o pavarini falou que escreveria dicas de leitura, ou melhor, para a leitura. isso vai sair?

Pavarini disse...

A fila de textos continua grande... Tenha fé! =]

ROGÉRIO B. FERREIRA disse...

Também adorei a entrevista!

Vou quebrar porém o ítem 4 para reforçar o que foi dito nas considerações finais: a importânica da Bíblia.

Sobre esse tema tenho escrito algo no Fraternus: Sola Scriptura não basta

Apesar do comercial a generosidade continua, Pava :D

Abração,

Roger

Pavarini disse...

A casa é sua, Roger. Pode abrir a geladeira e ficar à vontade.. =]

Vou passar lá pra conferir!

Big abraço

juberd2008 disse...

Parabéns pela entrevista Sérgio, gostei das dicas. Sua síntese da igreja evangélica brasileira, foi franca e verdadeira. Infelizmente a realidade é essa mesmo.

Graça e Paz,

Juber

Volney Faustini disse...

Pava,

Excelentes respostas e com a sua franqueza de sempre.

A graça que nos sustente pois a igreja (a qual temos parcelitas de responsa) é exatamente o que vc disse e mais um bocadito de mazelas.

Vamos, que a revolução nos chama!

Anônimo disse...

Parabéns pela entrevista. Muito coerente e sincero também.

Abraço.

Neemias Rodrigues disse...

Até que enfim consegui comentar este. Caramba, Pava na garganta. Tenho visto blogs, e até certas "associações" de blogs totalmente tendendiosos, pra não dizer denominacionais. Valeu!

Leonardo Silva Horta disse...

Olá! Muito interessante a entrevista, e bem legais as respostas!

Assino embaixo em tudo. Ou melhor, em quase tudo. Embora a maioria dos jornalistas não saibam separar o joio do trigo, há exceções a esta regra, mesmo que raras, pelo menos na minha opinião.

Uma última observação: concordo plenamente que a linguagem dos blogs deva ser coloquial. Mas o coloquial pode combinar perfeitamente com português correto (sem legalismos e/ou religiosidades e hipocrisias). Alguns blogs, embora com bom conteúdo, tem um português que só Jesus...

Deus abençoe!

Um abraço!

Blog Widget by LinkWithin