11.6.08

A virgindade é + importante do que a vida (1)

A cirurgia na clínica particular próxima aos Champs Elysées envolveu um corte semicircular, dez pontos que se dissolveram e o pagamento de US$ 2.900, um preço com desconto. Mas para a paciente, uma estudante francesa descendente de marroquinos, de 23 anos, moradora de Montpellier, a operação de 30 minutos representou a chave para uma vidanova: a ilusão da virgindade.

Assim como um número cada vez maior de mulheres muçulmanas na Europa, ela passou por uma himenoplastia, uma restauração do hímen, a fina membrana vaginal que normalmente rompe-se durante o primeiro ato sexual.

"Na minha cultura, não ser virgem é ser impura", disse a estudante, deitada em um leito hospitalar enquanto aguardava a cirurgia na última quinta-feira. "Neste momento, a virgindade é para mim mais importante do que a vida".

À medida que cresce a população muçulmana da Europa, muitas mulheres muçulmanas jovens vêem-se imprensadas entre as liberdades proporcionadas pela sociedade européia e as tradições profundamente enraizadas das gerações dos seus pais e avós.

Os ginecologistas relatam que nos últimos anos mais muçulmanas têm pedido certidões com o objetivo de fornecer uma prova de virgindade a outras pessoas. Isso, por sua vez, criou uma demanda pela cirurgia de reconstituição do hímen feita por cirurgiões plásticos. Eles dizem que, quando a operação é bem feita, não é possível detectá-la, e ela produzirá o denunciador sangramento vaginal na noite do casamento. O serviço é amplamente anunciado na Internet. Pacotes médicos turísticos estão disponíveis para países como Tunísia, onde a operação é mais barata.

"As muçulmanas criadas em sociedades mais abertas na Europa têm grande probabilidade de manter relações sexuais antes do casamento", afirma o cirurgião plástico Hicham Mouallem, que mora em Londres e realiza a operação. "Assim, se uma dessas mulheres procura um muçulmano para se casar e não deseja ter problemas, ela tentará recuperar a virgindade".

Estatísticas confiáveis não estão disponíveis, já que a cirurgia é feita na sua grande maioria em clínicas particulares, e na maior parte dos casos não é coberta pelo seguro de saúde governamental.

Mas fala-se tanto sobre a recuperação do hímen que isto já virou assunto de uma comédia que estréia na Itália nesta semana. "Women's Hearts" ("Corações de Mulheres"), conforme o filme foi traduzido para o inglês, conta a história de uma mulher marroquina que mora na Itália e que faz uma viagem por terra até Casablanca para submeter-se à operação.

Uma personagem faz piada com o assunto, afirmando que deseja "zerar o odômetro"."Nós percebemos que aquilo que acreditávamos que fosse uma prática esporádica é na verdade bastante comum", afirma Davide Sordella, o diretor do filme. "Essas mulheres podem viver na Itália, adotar a nossa mentalidade e usar calças jeans. Mas, nos momentos críticos, elas nem sempre têm a força para seguir o que é preconizado pela cultura muçulmana". (continua)

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin