28.10.08

Cegueira coletiva

O escritor português José Saramago afirmou nesta segunda-feira que Karl Marx "nunca teve tanta razão como agora", sobre a atual crise do sistema capitalista.

O escritor fez a declaração em uma entrevista coletiva sobre o lançamento do filme "Ensaio sobre a Cegueira", de Fernando Meirelles, em Lisboa.

"Onde estava todo esse dinheiro [desbloqueado para resgatar os bancos]? Estava muito bem guardado. Logo apareceu, de repente, para salvar o quê? Vidas? Não, os bancos", declarou o prêmio Nobel de Literatura de 1998.

"Marx nunca teve tanta razão como agora", ressaltou José Saramago, acrescentando que "as piores conseqüências ainda não se manifestaram".

Ao ser ouvido sobre o vínculo entre o tema de seu romance e a crise financeira, o escritor respondeu que "sempre estamos mais ou menos cegos, sobretudo, para o fundamental".
Nos seus 85 anos, José Saramago publicou dezenas de obras, entre prosa, poesia, ensaio e teatro.
Em agosto último, apenas recuperado de uma pneumonia, terminou de escrever seu último romance, "A Viagem do Elefante", uma história épica e jovial sobre o périplo de um elefante asiático pela Europa do século 16.

fonte: France Presse [via Folha Online]

Ainda tenho chorado bastante por causa dos riscos que as instituições bancárias correm. Todos somos testemunhas de quão pouco lucrativas elas têm sido ao longo dos anos. Sugiro que tornem-se sociedades beneficentes...

Leia +

2 comentários:

Cerestino disse...

pois é...

o mundo já teve provas suficientes da precariedade desse sistema que, me permitam o trocadilho, prefiro chamar de capetalismo.


e olha só, um ateu levantando a voz para ratificar os ensinamentos do Mestre: o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males.

Priscilla disse...

Estou descobrindo o Saramago...
:)
Dá pra ver o meu sorriso??

Abraços.

Blog Widget by LinkWithin