12.10.08

(Nem) Toda nudez será castigada

Lá pelos idos da década de 80 e início dos anos 90, as atrizes que posavam para a Playboy justificavam-se dizendo que as fotos eram artísticas. É um "nu artístico", diziam altivamente. Dava a impressão que estavam posando para um Botticelli. Ninguém falava em dinheiro. Contavam aos quatro ventos que aceitaram tirar a roupa porque era um trabalho bonito e vestiam um personagem. Era mais uma oportunidade de interpretar, afinal.

Não sei ao certo quem começou essa moda de dizer que posou nua porque a grana era boa, mas creio que foi Adriane Galisteu. Lembro de algumas pessoas elogiando, "isso aí, ela tem personalidade, falou que fez por dinheiro e pronto". A partir daí virou clichê. Todo mundo posa nua para garantir um pé de meia, porque o dinheiro é bom, porque a proposta foi financeiramente irrecusável. A frase "é uma boa grana" substituiu o "é um nu artístico" e agora já começo a bocejar quando vejo uma capa de Playboy falando que fez as fotos por dinheiro mesmo, como se estivesse fazendo uma confissão inédita e revolucionária.

Revolucionário mesmo seria aquela que dissesse "posei pelada porque eu quis, tava super a fim de mostrar a perseguida e faria mesmo se fosse de graça"! Revolucionário e sincero porque qual é a mulher que nunca quis ser capa de revista, alvo de todas as atenções e ficar maravilhosa em fotos feitas por um fotógrafo que entende do assunto? Claro que não são todas que, por conta desse desejo, aceitariam se expor nua em uma revista, mas umas fotos chiquérrimas e photoshopadas só para guardar ou para mostrar para as amigas e o namorido, você não gostaria de ter? Fiz essa pergunta a algumas amigas e muitas delas disseram que nudez total não fariam mesmo se fosse para guardar as fotos em casa. Mas a maioria concordou que toparia posar semi-nua.

Se bem que isso não vem tanto ao caso porque a questão aqui é: quem tira a roupa pra sair em uma revista que vai circular pelo país inteiro pode até exigir um bom dinheiro, mas que está a fim de fazer, está! Ora, ou vai dizer que estavam todas passando fome e precisavam desesperadamente daquela "grana maravilhosa"? Não, né! Acharia muito mais digno se dissessem que posaram porque o dinheiro era tentador, mas também porque estavam super a fim de fazer, de ter fotos lindas, por causa da publicidade, para aumentar o cachê em eventos, comerciais e desfiles, enfim, para chamar a atenção. Claro que as atrizes que fazem Playboy pensam em todas essas alternativas.

Pois bem, mas a história clássica de posar por grana não pode ser contada quando se trata da VIP. A revista VIP não paga cachê nem para as capas. A última edição trouxe Giovana Antonelli no ensaio principal. Giovana nunca havia feito ensaios sensuais e está com 32 anos. Quando perguntada porque resolveu fazer o ensaio agora, neste momento de sua vida, ela conseguiu dar uma resposta que supera até o papo do nu artístico dos anos 80: "aconteceu muito naturalmente. Estou plena, sou mãe, a carreira anda maravilhosa". Como assim, Bial? Por "estou plena" ela quis dizer "estou com 32 e é melhor fazer sensual agora antes que caia tudo?" Não que depois dos 32 tudo caia, mas ai, essas respostinhas bonitinhas cansam. Você acorda um belo dia de manhã, olha para seu filhinho lindo e pensa, "ó, estou tão plena, já sou mãe… Está na hora de fazer VIP". Gente, vamos dizer com todas as letras: sou vaidosa, quero aparecer, quero que falem de mim, é uma jogada de marketing, quero ser capa da revista, quero ser a bola da vez! Mas não, imagina…

Desnudar o corpo, pode. O ego, nem pensar!

Juliana Dacoregio, no blog Heresia Loira.

Leia +

Um comentário:

Anônimo disse...

cara, tem varias fotos da juliana dacoregio nua na internet... agora dá pra entender melhor o histórico.

sera q td isso nao eh revolta e culpa??????

Blog Widget by LinkWithin