7.10.08

Sem lenço e sem documento

Um caso automutilação chocou a vizinhança da Rua Ruy Pupo Campos Ferreira, no Jardim Londres, em Campinas, no fim da manhã deste domingo de eleição. O jovem Joel Lima de Almeida, de 22 anos, cortou o próprio pênis e, em seguida, decepou a mão direita com uma faca de cozinha. Com muito sangue nas roupas, ele foi encontrado caído no banheiro pelo irmão, Joaquim, que havia chegado do trabalho por volta das 11h30 da manhã.

Até então, nenhum dos vizinhos havia ouvido sequer um grito ou pedido de ajuda vindo da residência. 'Meu pai mora na casa ao lado e tem também o vizinho da frente. Nenhum deles ouviu nada. Se não fosse o irmão pedir por socorro, ninguém ia perceber o que se passava', conta o proprietário do imóvel no qual Joaquim vive e onde Almeida, que o visitava às vezes, foi encontrado, Marcos Antônio Ivanof, de 45 anos.

Segundo ele, quando chegou na casa, que fica nos fundos, encontrou o chão da pequena área externa da residência, em volta do tanque de lavar roupas, repleto de sangue e com a faca e os membros do jovem no chão. O sangue também jorrou nas paredes e as gotas seguiam para dentro da residência, de apenas três cômodos - cozinha, banheiro e quarto - até a cama e também próximo ao vaso sanitário.

Morador da residência ao lado, o sapateiro Norival Machado, de 61 anos, foi quem levou, com seu Uno, o rapaz e os membros decepados para o hospital Celso Pierro. Quando Joaquim o chamou, inicialmente ele não havia entendido exatamente o que havia acontecido. 'Quando vi o garoto sangrando e quase inconsciente, coloquei os dois no banco da frente e corri para o hospital.

Durante o caminho Joaquim perguntou ao irmão duas vezes porque ele havia feito aquilo, e ele respondeu 'Porque Deus quis'', narra o sapateiro. Uma bíblia foi encontrada aberta sobre a mesa, junto a um prato de comida.

fonte: Cosmo On Line
foto: Júlio César Costa
colaboração: Rodney Eloy

Ontem essa reportagem provocou frenesi no twitter. No texto da semana passada na Folha de S.Paulo, Rubem Alves desfi(l)a uma história manjada, porém verdadeira.

O fato é que cada um escolhe algumas passagens bíblicas p/ interpretá-las literalmente. Já me encheram o saco por causa de tatuagem, mas nunca vi ninguém defender o apedrejamento de filhos rebeldes. Teólogos vomitam versículos p/ defender a pena de morte mas são incapazes de construir um arrazoado que produza melhor qualidade de vida física, mental e espiriatual p/ o rebanho.

Como sempre acontece, o tema "sexo" ocupa lugar central. Há quem pregue + s/ a abstinência do que s/ Jesus. Cometem pecado estúpido ao reduzir o cristianismo a uma série de regras.

O resultado pode ser conferido tanto nos gabinetes pastorais qto em consultórios de terapeutas e psiquiatras. A religião é uma das maiores produtoras de neuroses da atualidade. E Deus nada tem a ver com isso.

9 comentários:

Anônimo disse...

O acontecimento é estarrecedor, mas, com certeza, a matéria de fato é o seu comentário.
Estou quase pedindo pra você definir "religião". Será que você está querendo dizer uma igreja como organização?

Anônimo disse...

Alusão ao texto que fala que é melhor entrar maneta(e tb no caso, despiroqueta..*rs) no céu do que ter todo o corpo queimado no inferno...a passagem refere-se ao rompimento radical e não parcial com práticas pecaminosas que fazem violência contra o próprio ser...

Ifelizmente, temos hoje uma geração de pessoas que vivem da letra mais do que do espírito do Evangelho.

Pavarini disse...

Julio querido,

Citei de memória o lance da neurose que li certa vez num texto do Karl Kepler, pastor, psicólogo e presidente do CPPC.

Num seminário em BH, ele falou s/ um princípio que lembra a homeopatia: "da mesma forma como a convivência e a pregação evangélica pode por vezes ter formado uma neurose em nossos pacientes, o verdadeiro evangelho, tal qual retratado na Bíblia, pode vir a ser extremamente curativo".

Recomendo a leitura do texto.
http://blog.invsc.org.br/2006/03/14/tratando-neuroses/

big abraço

Pavarini disse...

Ri muuuuito c/ o "despiroqueta", Marcio... =)

Se tal princípio tivesse de ser literalmente aplicado, qual providência deveriam tomar as mulheres, digamos, c/ calor na bacurinha?

abração

Anônimo disse...

À Pavarini,
Aleluia...às vezes penso que você rejeita veementemente a reunião de crentes como Corpo (igreja) e me levou a pensar que você considera isto um aspecto do evangelho mais maléfico que benéfico.
Concordo que perversões estejam sobrando nesse meio, mas amo meu rebanho e não consigo me ver parte disso. Acho que nem todos somos farinha deste saco. Recuso-me a crer que ainda não existam uns sete mil por aí.

Anônimo disse...

Que é isso pastor Julio, até vi o Pavarini embustido na igreja esses dias rss... Mas acho que ele estava de espião lá, só pode hehe

Grande abraço

Humberto R. de Oliveira Jr disse...

Que coisa mais lamentável, triste e assustadora.

Imaginem só o que esse camaradinha já ouviu na igreja...

Que des-graça!

Anônimo disse...

Se a ignorância fosse hereditária, diria que a seleção natural cumpriu o seu papel. Infelizmente a ignorância encontra outros meios de transmissão e esse é o principal assunto desse blog.

Anônimo disse...

Amigo jairo,se entendi bem sua colocação,vc quis dizer que o pavablog é um instrumento a favor da ignorãncia,é isto?Se é,eu discordo,esse blog tem sim,sido um instrumento pra esclarecer e clarear mentes distorcidas,levando as pessoas a refletirem,e não ficarem engolindo tudo que se apregoa como sendo verdades absolutas!Se me enganei,me desculpe,na internet nem sempre conseguimos colocar nossas idéias com clareza, e, nem entender as de outros !Graça,paz e tudo bem pra voce e aos demais leitores!

Blog Widget by LinkWithin